COOCERQUI - Alho


Loja 1 - Cerquilho, Av. Brasil, 469 Centro (15) 3384-8600
Loja 2 - Boituva, Av. Pereira Ignácio, 250 Centro (15) 3363-9410
Loja 3 - Tietê, Av. Alberto San Juan, 400 - Jardim Baccili (15) 3252-9100
Loja 4 - Cerquilho, Av. João Pilon, 1333 - Nova Cerquilho (15) 3385-1120
W.W.W.coocerqui.com.br

COOCERQUI - Alho


Como é o alho - propriedades e características


Como é o alho - propriedades e características
Desde a mais remota antiguidade, o alho, planta nativa do oeste da Ásia e sudoeste da Europa chamou a atenção do homem que começou a utilizá-lo primeiro na alimentação, descobrindo mais tarde nele certas propriedades de cura, e depois utilizaram o alho em alguns ritos religiosos asiáticos, onde, esmagado em combinação com outras plantas, era depositado ao pé das divindades para afastar os maus espíritos. A seguir mostramos-lhe algumas propriedades curativas do alho e suas características:
  • A família das liliáceas


    A família das liliáceas
    O alho é uma planta que pertence à família das liliáceas e, por sua vez, à subfamília das alioídeas. O bulbo, chamado precisamente de cabeça, é constituído por pequenos gomos ou dentes, os quais se encontram envolvidos num filme membranoso muito fino.
  • Como é o alho


    O caule do alho não é muito alto, e suas folhas, numa época bem determinada, empalidecem e começam a se dobrar até chegarem a tocar na terra. Isto indica que o alho já está maduro, e então se procede à sua colheita. Uma vez que esta se leva a cabo, trançam-se os caules secos, ficando as cabeças separadas umas das outras, formando uma réstia que favorece a secagem. O clima ideal para o alho é o temperado, e as variedades conhecidas são: o alho rosa temporão, o alho vermelho dos Provençais, o alho de oriente e o alho branco. Na América costuma crescer um alho selvagem nos campos, e quando as vacas o comem, o leite tem depois seu característico cheiro e sabor.
  • O alho e suas propriedades curativas


    Os benefícios do alho são muitos. É muito difícil, que uma planta de alho sofra doenças, e isto se deve a que nenhum inseto se aproxima devido ao forte cheiro que ela emana, o qual provêm de um azeite volátil. Muitas das qualidades curativas do alho são certas mas não demonstradas:
    • Baixa a pressão arterial.
    • Afugenta os parasitas.
    • Diminui a queda do cabelo.
    • Alguns povos utilizaram-no para coisas inesperadas, esmagado, punham-no sobre as feridas para espantar as possíveis infecções; e numa antiga tribo da Ásia, todo aquele que contava uma mentira era obrigado a comer várias cabeças de alho para apagar de sua boca o engano.
  • De onde vem o alho


    De onde vem o alho
    Acredita-se que o alho é originário do sudeste da Europa e já o usavam como condimento os egípcios e romanos. Seu caule termina num bulbo que se parte em segmentos chamados dentes.

Alho em Conserva

Há quem o adore, enquanto outros nem chegam perto. Nesta receita até mesmo quem não o aprecie podem provar e aprovar.  Nesta receita de preparar a conserva tira todo aquele gosto forte e marcante e inexplicavelmente fica suave e quase sem gosto do Alho. 
INGREDIENTES
1/2- KG de Alho descascado
1/2- Copo americano de Vinho Branco Seco
1/2- Copo americano de Água
1/2- Litro de Vinagre Branco
2- Folhas de Louro
1- Colher de sopa de Orégano
2- Colheres de sopa de Azeite de Oliva
6- Grãos de  Pimenta do Reino
2- Colher de sopa de Sal

PREPARO
Leve ao fogo o Vinho, o Vinagre, a Água, o Azeite, o Oregano, o Sal, as folhas de Louro e os Grãos de Pimenta do Reino.
Deixe cozinhar até levantar fervura.
Acrescente o Alho descascado.
Quando levantar fervura novamente deixe cozinhar por mais três Minutos.
Desligue o fogo e deixe esfriar.
Coloque em vidros de conserva.

DICA: Para descascar o Alho com mais facilidade deixe de molho em Água fria por uma hora.



ALHO ASSADO

Uma receita de aperitivo rápido de fazer e gostoso de comer. Alho assado! Para acompanhar pães, torradinhas, queijos… Pode ser adicionado, ainda, a purê de batata. Já pensou?
Ingredientes
  • 6 cabeças de alho
  • 2 colheres de sopa de orégano desidratado
  • 1 colher de sopa de tomilho desidratado
  • 1 colher de sopa de manjericão desidratado
Modo de preparo
Corte as cabeças de alho longitudinalmente, no lado superior (contrário ao lado com a parte dura, que mantém os dentes unidos). Assim você vai deixar todos os dentes com uma parte exposta para receber a aromatização de ervas.
Coloque eles em uma travessa que possa ir ao forno, e salpique as ervas, regando com o azeite depois. Leve em forno baixo por 30 minutos. Se a cabeça não for muito grande, o tempo será menor. Então dê uma olhada quando completar 20 minutos. Se a casca estiver escurecendo e os dentes ficando transparentes, retire do forno.

Ah! Na certa cairá bem na hora da churrascada!


Comentários