COOCERQUI - Chuchu


Os Benefícios do Chuchu

Sua majestade o chuchu




Benefícios do Chuchu para Pele: Quem não quer a pele com aspecto saudável e bonito? Você sabia que você pode facilmente obter uma pele lisa e sem falhas, incluindo chuchu em sua dieta regular? Chuchu contém boas quantidades de folato fólico, vitamina C, vitamina E, e zinco, os quais ajudam na promoção de uma pele saudável. A vitamina C, sendo um forte de antioxidante luta contra os radicais livres e, assim, retarda o processo de envelhecimento. O zinco é eficaz no controlo da produção de óleo na pele, como um resultado do que a sua pele é protegida contra a acne. Embora a vitamina E ajuda a proteger a sua pele e em reparar os danos à pele, folato ajuda a aumentar a elasticidade e firmeza da pele.
Chuchu é Fonte de Energia: Chuchu é uma boa fonte de manganês, que ajuda na conversão de gorduras e proteínas em energia. Assim, tendo este vegetal no café da manhã pode ajudar a começar o dia com uma boa saúde e energia.
Benefícios do Chuchu na Prevenção do Câncer: Chuchu é uma excelente fonte de vitamina C, que é um antioxidante muito poderoso. Antioxidantes são substâncias que ajudam na prevenção dos danos causados às células pelos radicais livres nocivos. Ao impedir o estresse oxidativo e mutação, estes antioxidantes podem inibir ou até mesmo ajudar na prevenção do crescimento e desenvolvimento de câncer.

Chuchu saboroso

Chuchu refogado e recoberto com cebola, salsa, azeite de oliva e limão.
 
Ingredientes:
2 chuchus
caldo de limão
sal
cebola fatiada fininha
salsa picadinha
azeite de oliva 
Modo de Preparo:
Descasque os chuchus sob água corrente, corte-os ao meio e retire as sementes. Corte-o em fatias longitudinais e leve ao fogo numa panela com água, sal e uma colher de sopa de suco de limão, para cozinhar. Tempere ainda quente com sal, limão, azeite de oliva. Guarneça com a cebola fatiada e salsa picada  

VOCÊ VAI ADORAR: DUAS RECEITAS DE CHUCHU!

Chuchu refogado

2 chuchus lavados descascados, sem sementes e fatiados
1 colher de chá de tempero de alho e sal
1 colher de chá de óleo canola
1 cebola média picada
Salsa e cebolinha picada a vontade.

Numa panela, coloque o óleo, o tempero de alho e sal e a cebola, tampe a panela deixe em fogo alto até tostar, sempre misturando acrescente as fatias de chuchu abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no vapor, sem acrescentar água, misture algumas vezes.
Após o cozimento, desligue o fogo, salpique a salsa e a cebolinha, retire da panela sirva com arroz e feijão, ou qualquer tipo de grãos, carne, peixe ou  frango. Ele combina com qualquer tipo de alimento, por esse motivo é tão apreciado.

.

Salada de chuchu

2 chuchus bem lavados
1 colher de sobremesa de de azeite extra virgem
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 cebola pequena picadinha
Salsa e cebolinha picadinhas a gosto
1 colher de café de orégano
2 colheres de sopa de água
Água para cozinhar

Na panela de pressão coloque os chuchus com casca cozinhe por 10 minutos, o ponto é ao dente, não pode ficar duro, acrescente a água até cobrir os chuchus, comece em fogo alto, quando começar apitar diminua o fogo, e conte o tempo, ao esfriar a panela espete um garfo, se sair fácil esse é o ponto.
Espere esfriar descasque, retire as sementes escolha o que preferir, picado, fatiado ou cortado em cubos.
Numa vasilha coloque os chuchus já prontos junte a salsa e cebolinha, e a cebola. Noutra vasilha vá pondo óleo, sal, vinagre, orégano, e as 2 colheres de água filtrada, misture bem e junte com os chuchus, de uma boa misturada, transfira para um pote tampado e leve para a geladeira.
Servir gelado como entrada, essas duas receitas não devem ser congeladas.


O setor de feira das COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê são uma profusão de cores, cheiros e sabores. Um parque de diversão para quem gosta de comer e cozinhar. 












Comentários