Direito e Imagens diversas

Direito
Qual a diferença entre defensor, procurador e promotor?
Não se engane com a rima. Eles trabalham em causas que podem envolver a sociedade, o governo ou aquela vizinha idosa que não consegue remédio gratuito no posto de saúde.

Defensor público
Órgão: Defensoria Pública do Estado
O que faz: “Senão puder pagar um advogado, o Estado arranja um para você”. Defensor público é o advogado dessa famosa frase que virou lei na Roma antiga. Ele trabalha para quem não tem condição de contratar advogado particular. Geralmente, são causas individuais, como pensão alimentícia.

Promotor de Justiça
Órgão: Ministério Público do Estado
O que faz: Trabalha em favor do povo. Ele atua em causas criminais, como de desvio de dinheiro por parte de políticos e outras que atingem a sociedade como um todo: direitos do consumidor, meio ambiente, patrimônio cultural e público etc. Já quem defende os interesses do governo é o Procurador do Estado.

Procurador do Estado
Órgão: Procuradoria-Geral do Estado
O que faz: Defendo os interesses do governo. O Procurador do Estado pode, por exemplo, ser autor de uma ação de despejo de um prédio público ou contra uma empresa que não paga impostos. Ele também atua em áreas específicas, que podem representar alguma entidade governamental, como INSS e Ibama.

Procurador da República
Órgão: Ministério Público Federal

O que faz: É o procurador da justiça que age em esfera federal. O procurador trabalha em causas que atingem todo o país, como fiscalização de dinheiro e tráfico internacional de drogas. Já o promotor atua somente dentro dos municípios.


















Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Uma coisa é certa. Todos os aparelhos que facilitam a vida vai virar sucata. Fique ligado para não descartá-los a esmo. Senão, o mundo vai acabar sendo chamado de IMUNDO.

Comentários