COOCERQUI - Pimenta Cambuci



QUE TAL CONHECER A PIMENTA CAMBUCI (PIMENTA CHAPÉU DE FRADE)?


A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é benéfico para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é a capsaicina, a qual também possui propriedades benéficas à saúde. Ela provoca a liberação de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar. As substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Favorecem a cicatrização de feridas. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e anti-inflamatório. A pimenta possui propriedades anticâncer.

A Pimenta Cambuci (também conhecida como Chapéu de Frade) é de um grupo de pimentas em que a pungência dos frutos é menos intensa. Pode ser consumida fresca, ou em molhos e conservas.

A preparação da pimenta cambuci é relativamente simples. O método mais simples é cortar ao meio para tirar as sementes e as partes brancas. Para receitas que envolvem recheio, é melhor cortar uma fatia com diâmetro suficiente para passar uma colher pequena de café, e retirar as partes brancas com uma faquinha, e as sementes restantes com o dedo ou com um jato de água da torneira, lavando por dentro. Se não estiver com pressa, deixe a pimenta secar antes de usar.

Receita:
Pimenta cambuci recheada
                 
O que é preciso:

6 pimentas cambuci ( escolha as maiores e que fiquem de pé)
1 ovo
2 colheres de salsa e cebolinha picadinha
1 colher de cebola picadinha
sal a gosto
óleo para fritar

Corte a pimenta no lado do cabinho fazendo uma abertura suficiente para poder colocar  o recheio. Retire com uma faquinha pequena todo as sementes.

Em uma tigelinha bata o ovo, sal, a cebola e o cheiro verde.

Coloque com uma colher de sobremesa o ovo batido dentro de cada pimenta, mas não encha até a boca porque o ovo ao cozinhar aumenta.

Coloque dentro de uma panela, tomando o cuidado de colocar bem juntinho   e de pé. Derrame um fio de óleo (sem deixar cair dentro das pimentas) até que o óleo tome todo o fundo da panela.
Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que o ovo cozinhe e frite as pimentas, mais ou menos 10 minutos. Depois de pronto retire da panela e deixe esfriar um pouco, o tempo suficiente de você poder pegar a pimenta na mão. Retire toda a pele que envolve a pimenta (é muito fácil de soltar).

A receita à baixo é muito simples. A pimenta cambuci foi cozida lentamente no azeite temperado com alho e especiárias que desejar.  Daí é só ageitas no meio do pão e chac nhac nhac.





Fraldinha na pressão com pimenta cambuci




3
4
5
Vote nesta receita:
fraldinha com pimenta cambuci
Fraldinha na pressão com pimenta cambuci: muito bom esse prato!!
Modo de preparo. 1 pacote de sopa creme de cebola
. 2 colheres de sopa de margarina
. 1 colher de chá de canela em pó
. 1 colher de café de cravo em pó
. 2 tabletes de tempero sabor alho
. 1 colher de sopa de óleo
. 1.5Kg de fraldinha cortada em pedaços grandes
. 3 xícaras de chá de água fervente
. Sal e Salsa picada a gosto
Em uma tigela, coloque a sopa creme de cebola, a margarina, a canela, o cravo, os tabletes de tempero esfarelados e misture até todos os ingredientes se incorporarem. Acrescente aos cubos de carne e misture bem. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne dos dois lados, virando sempre para não queimar. Junte a água fervente, se necessário sal, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos em fogo brando após o início da pressão. Espere sair a pressão, se necessário cozinhe mais um pouco com a panela destampada, até ficar bem macia. Retire da panela, coloque em uma travessa, acrescente a salsa picada e sirva com pimenta cambuci refogada.



 


Comentários