COOCERQUI - Ervilhas



Ervilhas

Em relação aos grãos, existem dois tipos. O grão liso, embora seja mais resistente e de fácil amadurecimento, é pequeno e pouco apreciado em relação ao grão rugoso, que possui um tamanho maior e um sabor mais doce.
A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, podemos afirmar que os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos. A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.
A leguminosa é utilizada na preparação de pratos, como sopas, saladas, carnes, tortas, etc. Em algumas regiões do mundo, os grãos são consumidos juntamente com as vagens.


Nhoque com Ervilha :


Nhoque com ervilha

Ingredientes:

. 500 g de nhoque fresco
Molho:
. 4 colheres de sopa de azeite
. 300 g de ervilha congelada
. 2 cebolas médias picadas
. 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
. 2 colheres de sopa de salsa picada
. 200 g de requeijão
Cremoso:
. 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
. 1/4 de xícara de chá castanha  ou amêndoa
. Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Nhoque: Cozinhe o nhoque até ficar al dente. Escorra e reserve.
Molho: Numa panela, aqueça o azeite em fogo médio. Junte a ervilha e a cebola e refogue até ficarem macias. Junte o vinho, a salsa, o requeijão e o creme de leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cinco minutos. Junte a castanha e tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Misture com o nhoque cozido e sirva em seguida. 



Creme de ervilha




Ingredientes:
Ervilhas frescas congeladas
Manteiga
Farinha de trigo
Caldo de legumes
Alface americana
Hortelã
Sal e pimenta-do-reino

Comece derretendo a manteiga em uma frigideira larga (ca. de 3 colheres de sopa). Em seguida acrescente  ca. de duas colheres de sopa de farinha de trigo. Misture bem e deixe a farinha "fritar" na manteiga, mas sem deixar dourar. Em seguida, acrescente aos poucos o caldo de legumes (já quente) e misture bem para dissolver a farinha.

Acrescente as ervilhas e o alface ou outra folha rasgada grosseiramente. Deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente algumas folhas de hortelã, tempere com sal e pimenta do reino e cizinhe em fogo médio/baixo até engrossar um pouco.

Sirva bem quente e bom apetite!

Ervilha com bacon e ovos mexidos 

Já testou esta receita?

Dê uma nota:
Ervilha com Bacon e Ovos Mexidos

Para fazer diferente no almoço ou jantar, uma receita saborosa e colorida!

I colher de sopa de Qualy Cremosa
1 embalagem de Bacon Sadia em cubos
I cebola pequena cortada em cubos
3 ovos
1/2 xícara de chá de queijo Parmesão fino
1/2 xícara de chá de ervilhas
Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo

Numa frigideira derreta a Qualy e doure o bacon. Junte a cebola e doure. Acrescente a ervilha e misture bem.

Numa vasilha bata os ovos, acrescente o queijo parmesão e tempere com o sal e a pimenta. Espalhe essa mistura sobre o refogado da frigideira, mexa por 2 minutos ou até o ovo ficar cozido e sirva em seguida. 

O setor de feira das COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê são uma profusão de cores, cheiros e sabores. Um parque de diversão para quem gosta de comer e cozinhar. 


Flor de ervilha 








Comentários