COOCERQUI - Tomate Holandês


TOMATE HOLANDÊS

Na denominação "tomate holandês" agrupam-se as variedades vendidas em cachos. Plantadas no Brasil desde 1996, antes eram importadas da Holanda (daí o nome), além da França, da Espanha e dos Estados Unidos. Os frutos têm de 40 g a 130 g, mas a maioria fica nos 90 g. Além dos vermelhos, mais comuns, existem amarelos e laranjas. Colhidos maduros, são doces e perfumados. Na cozinha, podem ser usados como todos os outros tomates - assados ou em molhos e saladas - e também, pelo fato de ser tão bonito e doce, em saladas de frutas (sem as sementes) e tortas doces (sem a pele).

Você sabia que o tomate ajuda a proteger a saúde?Encontrado em molhos, saladas, sopas e muitos outros pratos, os benefícios do tomate são diversos para a nossa saúde. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard e de cientistas da Universidade Nacional em Taiwan, o consumo regular do fruto pode nos trazer diversos benefícios.
benefícios do tomate  O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, entre os seus benefícios estão retardar o envelhecimento e proteção do corpo contra o câncer, inclusive o da próstata. É o licopeno quem confere a fruta sua cor vermelha. É importante saber que quanto mais intensa for sua cor, mais rico é o tomate em antioxidantes.



Molho de tomate - neste caso pode ser o tomate que quiser.


Molho1

Molho de Tomate Prático

Ingredientes1 kg de tomates, sem pele e sementes, picados3 colheres (sopa) de azeite de oliva1 cebola média picada1 dente de alho picado2 sachês de Tempero SAZÓN1 colher (chá) de sal

Modo de PreparoNo copo do liquidificador, coloque o tomate e bata até obter um suco.

Reserve.Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer.
Junte a ce­bola e o alho e refogue até que doure ligeiramente (cerca de 5 minutos).Acrescente o suco de tomate, o Tempero SAZÓN e o sal, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela aberta, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos
Dificuldade: Fácil

Tortilha de batata e tomate holandês 



Ingredientes para 4-6 pessoas

  • 300 g de batatas
  • 3 tomates holandês
  • 2 cebolas, picadas finamente
  • 3 dentes de alho, picados finamente
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas, cortadas em rodelas
  • 100 g de tomates holandês, cortados em quartos
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 12 ovos
  • 100 ml de natas light - ou de leite
  • manteiga
  • sal & pimenta preta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar um tabuleiro de forno com manteiga e reservar.

Descascar as batatas e ralar na parte grossa do ralador. Passar as batatas raladas sob água fria corrente e escorrer. Transferir as batatas para um pano de cozinha e secar muito bem, apertando o pano para eliminar o líquido. Reservar.e dourar por 5 minutos, 

Aquecer o azeite numa frigideira ampla. Refogar as cebolas picadas juntamente com o alho em lume médio durante 5 minutos, mexendo com frequência para não deixar queimar.

Adicionar as batatas e refogar em lume médio durante 5-10 minutos, ou até as batatas se apresentarem cozidas mas ainda ligeiramente firmes.

Temperar com sal, pimenta e os orégano. Retirar a frigideira do lume. Envolver os quartos de tomate e as rodelas de azeitona. Transferir o preparado para o tabuleiro e reservar.

Bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Verter os ovos batidos sobre o preparado anterior. Misturar delicadamente.

Levar ao meio do forno durante 30-35 minutos, ou até a tortilha ficar firme e dourada.

Retirar do forno e deixar repousar durante 5-7 minutos antes de fatiar e servir. Acompanhar com salada de folhas.

O setor de feira das COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê são uma profusão de cores, cheiros e sabores. Um parque de diversão para quem gosta de comer e cozinhar. 




Comentários