COOCERQUI - Jiló



Benefícios do Jiló para a Saúde

Compensação Pelo Sabor Amargo
Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram. No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz para o organismo humano como por exemplo: Protege o sistema cardíaco, combate a halitose e auxilia na perda de peso corporal.







Nutrientes Presentes no Jiló

O jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e C , Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas. O jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonoides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.
De acordo com os rpofissionais especializados em nutrição éle é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável. Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite pois inibe a vontade de comer nas pessoas. Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumí-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal duas vezes nesse período.

Dieta Alimentar Contra a Obesidade

Um dos problemas mais comuns atualmente é a obesidade,uma situação que pode contribuir para o surgimento de várias doenças nas pessoas por isso seu combate é de extrema importância. Além de incluir jiló na alimentação, outras recomendações nutricionais feitas por um novo guia de orientação contra o excesso de gordura corporal informa que nas refeiçoes realizadas a metade do prato deve conter vegetais,frutos e legumes.

De acordo com os nutricionistas e nutrólogos os benefícios que o jiló traz para a saúde das pessoas faz com que ele seja um alimento indispensável na dieta dos indivíduos, porém para os que não suportam seu gosto amargo, uma sugestão é triturar e transformá-lo em uma farinha ou farofa para que ele possa ser consumido em conjunto com vários outros alimentos, diminuindo seu paladar característico.
De acordo com profissionais especialistas em nutrição somente duas colheres de sopa da farofa do jiló já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo humano. Outra opção que pode ser aproveitada é refogá-lo na manteiga e no azeite para tornar sua ingestão mais fácil. No entanto, o valor do fruto está justamente no paladar amargo que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.

Antepasto de Jiló


10 jilós verdes e firmes;
01 pimentão vermelho pequeno;
01 cebola pequena;
02 dentes de alho;
Azeite de oliva;
Sal a gosto;
Salsinha;
Azeitonas pretas(opcional)
Orégano.

Corte os jilós em oito pedaços, e leve ao microondas, tampado, por 2 minutos.
Corte o pimentão e a cebola em quadrados. Em uma panela, coloque um fio de azeite, e aqueça. Junte o jiló, a cebola, e o pimentão. Não coloque sal. Refogue até que esteja bem macio, ao espetar com a ponta de uma faca. Retire do fogo. Corte o alho em lâminas, e pique a salsinha.
Em uma travessa, coloque uma camada de jiló, lâminas de alho cru, pitadas de orégano, pitadas de sal, salsinha, e mais um fio de azeite. Vá repetindo essas camadas, até que os ingredientes terminem. Tampe bem, e guarde na geladeira.
O ideal, é fazer dois ou três dias antes de servir, mas no dia seguinte, já vai estar um pouco apurado.
Sirva com torradas, pão italiano, saladas, ou até mesmo acompanhando um bom prato de arroz com feijão! 

Fígado com jiló 



Ingredientes

  • 500g de jiló cortado em tiras com casca
  • 500g de fígado de boi picado em tirinhas
  • 1 cebola média fatiada
  • Sal a gosto
  • Alho a gosto
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira com pouco óleo, frite o jiló com uma pitada de sal até ele fica macio e um pouco queimadinho. Reserve em um recipiente.
  2. Na mesma frigideira, frite um pouco de alho, coloque a cebola fatiada e o fígado para fritar até que fique sequinho.
  3. Acrescente o jiló frito na frigideira pra misturar tudo, ou monte de outra maneira (como na foto). Salpique a salsinha por cima.
Dica: Apesar de o prato ser servido sem acompanhamento, quem disse que não pode ser saboreado com arroz fresquinho, heim?

O setor de feira das COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê são uma profusão de cores, cheiros e sabores. Um parque de diversão para quem gosta de comer e cozinhar. 





Comentários