COOCERQUI - Graviola


Graviola 



A fruta possui formato oval, com casca na cor verde-escuro e coberta de "espinhos". A parte interna é formada por uma polpa branca com o sabor levemente adocicado e um pouco ácido, sendo utiliza na preparação de vitaminas e sobremesas. 

A graviola serve para tratar doenças, como gastrite, úlcera, obesidade, prisão de ventre, diabetes, problemas digestivos, doenças no fígado, hipertensão, depressão, insônia, enxaquecas, gripes, vermes, diarreia e reumatismos.

As propriedades da graviola incluem a sua ação diurética, sedativa, antiespasmódica, vermifuga, expectorante, adstringente, vitaminizante, anti-inflamatória e antirreumática. 

A graviola pode ser usada na forma natural, sob forma de chá, sucos e também capsulas. 

Chá de graviola: Adicionar 10g de folhas de graviola secas em 1 xícara de água fervente. Tomar de 2 a 3 xícaras diariamente após as refeições.


Musse light de graviola com calda de melancia





1
2
3
4
5
Vote nesta receita:

Ingredientes 

. 1/2 xícara de água
. 1 envelope (12 g) de gelatina em pó sem sabor 
. 4 claras
. 1/2 xícara de adoçante em pó com aspartame
. 2 xícaras (400 ml) de polpa de graviola  
Para a calda . 2 xícaras (chá) de bolinhas de polpa de melancia
. 1 colher (chá) de maisena dissolvida em 4 colheres (sopa) de água 
. 4 colheres (sopa) de adoçante em pó com aspartame
. Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Em um refratário pequeno, polvilhe a água com a gelatina e deixe descansar por cinco minutos. Dissolva no fogo, em banho-maria, e reserve. 
Na batedeira, bata as claras em neve. Adicione o adoçante, reduza a velocidade da batedeira e junte aos poucos a polpa de graviola até obter uma mistura homogênea.
Acrescente a gelatina dissolvida, misture e transfira para uma fôrma de buraco no meio, de 22 cm de diâmetro, umedecida com água. Leve à geladeira por duas horas ou até ficar firme.
Prepare a caldaEm uma panela pequena, leve ao fogo a melancia e a maisena dissolvida até começar a ferver. Deixe amornar e junte o adoçante. Desenforme a musse, cubra com a calda, decore com folhas de hortelã e sirva.

Sorvete de Graviola
 
Ingredientes
1 graviola pequena2 caixinhas de creme de leite1 colher (sopa) de suco de limão1 xícara (chá) de açúcar1 colher (sopa) de casca de limão ralada
Modo de Preparo
Abra a graviola e retire as sementes. Reserve algumas sementes para decorar. Coloque a polpa no liquidificador, aos poucos, e junte a casca de limão. Bata até ficar homogêneo. Reserve. Coloque em uma panela o açúcar e ½ xícara de chá  de água. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até o açúcar derreter. Deixe no fogo por mais 8 minutos, sem mexer, ou até obter uma calda em ponto de fio médio. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente. A seguir, junte o purê de graviola, o suco de limão e misture delicadamente. Cubra a tigela com um filme plástico e leve ao freezer por 4 horas, ou até ficar firme. Retire a mistura do freezer, raspe e coloque na tigela da batedeira. Acrescente o creme de leite e bata por mais 2 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, distribua o sorvete nas taças e decore com as sementes de graviola ou com raspas de limão.

SORVETE DE GRAVIOLA

sorvete.graviola

Vamos primeiro com a receita mais simples.
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 3 claras
  • 400 g de polpa de graviola descongelada
  • 1 lata de Creme de Leite
Modo de preparo


Coloque o açúcar e meia xícara (chá) de água em uma panela e leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve e adicione a calda aos poucos, batendo sempre. À parte, em um recipiente, coloque a polpa de graviola e junte o Creme de Leite misturando bem. Incorpore as claras à mistura de graviola e Creme de Leite delicadamente. Leve ao freezer por 12 horas.

Agora é só um pouco mais trabalhoso.
Ingredientes
  • 400 g de polpa de graviola
  • 1/2 copo de água
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 copos de iogurte natural integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
Modo de preparo
Dissolva o amido de milho na água e leve ao fogo para engrossar. Coloque esse mingau com os demais ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Leve ao congelador por duas horas. Retire e bata na batedeira até formar um creme, levando de volta para o congelador até firmar. Se desejar um sorvete bem cremoso, retire do congelador 20 minutos antes de servir e bata mais uma vez na batedeira.


O setor de feira das COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê são uma profusão de cores, cheiros e sabores. Um parque de diversão para quem gosta de comer e cozinhar. 




















Comentários