Respingos - Dez vícios destrutivos para os carros



Dez vícios destrutivos para os carros

A Damy Auto Center, especializada em funilaria e pintura, indica quais são os dez vícios mais comuns entre os motoristas e como eles podem diminuir, com o tempo, a vida útil do carro. Quem comenta é Adalberto Keslau Gonçalves, proprietário da empresa:
1 – Andar com combustível na reserva constantemente – “Quando o carro ‘acostuma’ a andar com o combustível na reserva, essa pouca quantidade não refresca a bomba, que acaba tendo sua vida útil diminuída pelos frequentes superaquecimentos”.
2 - Passar em lombadas ou valetas na diagonal – “Não foi à toa que as lombadas receberam o apelido de quebra-molas. Muito motorista prefere ‘passar de lado’, mas este hábito provoca torção da carroceria do veículo. Como consequência dessas torções, o carro pode sofrer rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados”.

3 - Encostar as rodas na guia – “A consequência é um pequeno dano no rolamento que, ao seguir trabalhando com altas rotações, começa a gerar ruídos e até um possível travamento”.

4 - Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia – “Isso causa uma sobrecarga no sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. O Ideal é sempre girar o volante com o veículo em movimento”.

5 - Descansar o pé na embreagem – “A prática pode reduzir em até 50% a vida útil das peças que compõem o sistema”.

6 - Passar em áreas alagadas – “Os grandes prejudicados nesse caso são os rolamentos das rodas e dos esticadores de correia, principalmente de veículos mais antigos, que possuem vedadores dos rolamentos danificados pelo tempo ou por uso. A água entra no rolamento e, em médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruído”.
7 - Descer a serra desengrenado – “Grande responsável pelo superaquecimento dos freios e, além de promover um desgaste acentuado nas pastilhas, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água”.
8 - Dar arrancadas e reduzidas intensas
9 - Usar óleo vencido – Causam um grande desgaste no motor, por forçarem demais seu uso. Desta forma, encurtam a vida útil do equipamento.
10 - Andar com o carro desalinhado – “Neste caso, o problema afeta a vida útil dos pneus e exige muito mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora”.

 Até a próxima postagem. Fui!
Ah! Atrás de uma Brasília caindo aos pedaços: Antes de rir do meu carro, termine de pagar o seu.

Comentários