Respingos - Cinema


Trecho da minha coluna "Respingos" no Jornal de Cerquilho


Li e reli o livro “Os Filmes que vi com o meu pai”, de Guga de Oliveira. De uma beleza e de uma sutileza de emocionar. Deste livro escolhi o trecho que segue: “O Cinema brasileiro está ressurgindo com plena vitalidade criativa. Os prêmios internacionais e a reconquista do público são exemplos visíveis desta retomada.

O sistema de exibição MULTIPLEX  multiplica as salas nas capitais e grandes cidades de todo país. Mas, enquanto isso, as classes sociais mais carentes ficam marginalizadas por conta do fechamento dos clássicos “cinemas paradiso” do interior e da periferia.

Surge um dado alarmante – desafio aos empresários e homens ligados à cultura de nosso país: 70% DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NUNCA FORAM AO CINEMA!

A magia da tela grande, o som, a catarse coletiva, são experiências únicas no subconsciente infantil. Quem se lembra da emoção que sentiu quando foi ao cinema pela primeira vez?

Temos obrigação moral e social de criar para as crianças e seus pais a oportunidade de assistir a um espetáculo cinematográfico, tanto no interior como nas capitais e grandes cidades.

Os governos federal e estadual podem atuar ao lado as Secretaria de Educação das Prefeituras, para que um projeto dessa natureza tenha divulgação nas escolas municipais e faça parte do currículo pedindo que as crianças façam, por exemplo, uma redação com o tema “Minha primeira sessão de cinema”, contando sua experiência. Aproveitando o período da manhã, em que as salas de exibição ficam ociosas, ônibus especiais pegariam as crianças para assistir a uma sessão especialmente projetada para elas... http:www.mpaal.org.br/)”  E o livro segue lindamente. Esse livro que é uma lição de vida se encontra na Biblioteca Municipal.

Até a próxima postagem. Fui!

Comentários