COOCERQUI - Milho Verde



O milho é um cereal e, por isso, é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo quem está de dieta precisa de doses adequadas deste nutriente, principalmente dos chamados carboidratos complexos, como o milho, que alivia a vontade de comer doces.
“O ácido fólico presente no milho também é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína. Esta proteína, em excesso, pode causar danos às artérias. Além disso o milho é rico em vitamina B1 (tiamina), conhecida como a vitamina da memória por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios.
Para quem quer emagrecer, o milho é fonte de fibras que são aliadas do funcionamento intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade. Sem contar que não contém glúten, sendo uma opção adequada para quem tem sensibilidade ao nutriente ou doença celíaca.
Os benefícios do milho também podem ser constatados quando se trata de beleza. A vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos. Isso se dá pela sua intensa participação na regeneração celular. Vale lembrar que a vitamina A também é uma aliada do bom funcionamento do nosso pulmão.
Ele pode ser usado em diversas formas:
Milho cozido: rico em fibras. Deve ser consumido apenas com um pouco de sal, sem manteiga ou margarina, para não elevar o valor calórico.
Milho de pipoca: se feita sem ou com pouquíssima gordura ou açúcar não provoca problemas, mas deve ser consumida com moderação (1 xícara de chá).
Milho de canjica: prepare a canjica com leite desnatado e adoçante para culinária.
Óleo de milho: rico em gorduras poliinsaturadas, benéficas ao coração.
Atenção!
Milho em conserva: é rico em sódio e pobre em nutrientes devido ao processo de conservação. Uma opção para o dia a dia é preparar o seu próprio alimento. Cozinhe e congele em pequenas porções fora da espiga.
Para a Festa Junina!
O milho verde também pode compor diversas preparações: pamonha, curau, creme de milho...
Além disso, pode-se extrair farinha de milho e fubá deste cereal e com ela preparar cuscuz, bolos, pães, polenta, angu, ...

Frango com milho verde

 

Ingredientes:
½ xícara de chá de milho verde
02 peitos de frango
01 colher de sopa de óleo
01 colher de sopa de farinha de trigo
½ de chá de maionese
02 xícaras de chá de água
01 cebola picada
01 dente de alho amassado
01 colher de chá de sal.

Modo de preparo
Corte em tiras o frango e tempere com o sal e alho. Reserve. Depois doure a cebola no óleo. Junte as tiras de frango  e refogue bem. Adicione a água, tampe e cozinhe até ficar bem macio. Acrescente o milho verde, a farinha de trigo e a maionese. Misture bem até engrossar. Sirva quente.


Torta de Milho Verde


Torta de Milho Verde
Perfeita para o lanche da tarde ou para incrementar o café da manhã. 
rende 15 porções
Ingredientes:






  • Massa
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de chá de fubá
  • 3/4 xícara chá de leite
  • 1/4 xícara chá de óleo de soja
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 unidades de ovo
  • 1/2 xícara chá de queijo ralado
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • Recheio
  • 1 unidade de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja
  • 1 lata de milho verde
  • 2 unidades de tomate sem pele e sem sementes
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca




Como fazer
Massa
Bata tudo no liquidificador. Reserve.

Recheio
Coloque em um refratário a cebola e o óleo. Leve ao microondas por 4 minutos na potência alta. Acrescente os demais ingredientes e retorne ao microondas por mais 4 a 5 minutos na potência alta, com o refratário tampado. Aguarde esfriar.
Misture este refogado na massa reservada e coloque em uma fôrma refratária de anel untada e polvilhada com farinha de rosca. Leve ao microondas por 9 a 10 minutos na potência alta. Sirva com uma salada de folhas verdes.


Receita de Bolo de Pamonha
 
 *Ingredientes:
- 3 ovos

- 1 lata de milho verde

- 1 lata de milharina

- 1 lata de açúcar

- 1 lata de leite

- Meia lata de óleo e mais um dedo

- 3 colheres de sopa de farinha de trigo

- 1 pitada de sal (1 colher de chá)

- 1 colher de sopa rasa de Pó Royal

- 1 copo de requeijão

*Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificar. Unte uma forma com um buraco no meio, despeje toda a massa e coloque em colheradas 1 copo de requeijão. Asse no forno pré aquecido a 180 graus, mais ou menos 40 minutos. Depende do forno. Só retirem do forno quando  já estiver bem corado.

Todos os ingredientes são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê.




Comentários