COOCERQUI - Mexirica Ponkã

Mexerica Ponkã ou Ponkan - a fruta perfeita! 

 


As propriedades nutricionais


É rica em vitamina C, muito recomendada principalmente para prevenir gripes e resfriados, a mexerica também deve ser consumida por fumantes. Ao fumar a pessoa perde quase totalmente o estoque de vitamina C, e a mexerica ajuda a repor com qualidade. 

Ela é rica em pectina, contém fósforo, ferro, enxofre, magnésio, potássio e cálcio, além de fibras, flavonóides e ácido fórmico, que age como um dissolvente sobre inflamações.

As propriedades medicinais


Além de prevenir a gripes e resfriados, graças a sua vitamina C, também ajuda a baixar o colesterol, reduz riscos de doenças cardíacas, assim como cálculos biliares, combate a osteoporose e por ter absorção lenta e ser rica em pectina é uma excelente fruta para diabéticos, pois não deixa aumentar as taxas de glicose após as refeições. A ingestão de vitamina C contida na fruta ajuda a prevenir câncer de cólon e reto.

Sua casca contém limonóides, substâncias que podem prevenir a proliferação de tumores e evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.

Ajuda a combater a prisão de ventre. É rica em fibras. Os flavonóides combatem o infarto, inibem o crescimento de células cancerosas, principalmente no pulmão e na próstata, além disso elas favorecem a absorção da vitamina C, melhoram a secreção dos sucos intestinais e o movimento peristáltico. 
 
É incrível como funciona a sinergia dos alimentos, comprar a vitamina C em cápsulas e consumi-la sozinha não é a mesma coisa que consumir a vitamina C da fruta, que já vem com uma centena de outras substâncias que juntas fazem toda a diferença!
Ainda por cima a mexerica ela não engorda e possui apenas 50 Kcal em cada 100 gramas. É ou não é is

Bolo mármore com cobertura de tangerina é surpreendente!










Preparo elaborado

Ingredientes

Bolo:
- 250g de manteiga sem sal, amolecida
- 1 1/3 xícaras + 1 colher (sopa) - 278g - de açúcar refinado
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 4 ovos grandes
- 2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
- 2 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (240ml) de leite integral, temperatura ambiente
- ¼ xícara (23g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
- raspas da casca de 3 tangerinas
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado, extra
- 1 colher (sopa) de leite integral, extra

Cobertura:

- 1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de suco de tangerina, ou mais, se necessário

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma canelada (do tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa. Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição (raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone ocasionalmente). Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e misture com espátula, juntando também o leite. Despeje metade da massa em outra tigela. A uma delas, junte as raspas de tangerina e misture. À outra, junte o cacau, o açúcar extra e o leite extra e misture. Vá despejando colheradas alternadas de ambas as massas na forma preparada.
Com uma faquinha sem ponta, misture levemente as massas para criar o efeito marmorizado. Asse por 50-55 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos e então desinforme com cuidado, colocando o bolo sobre a gradinha e deixando esfriar completamente (se usar uma forma de silicone siga as instruções do fabricante).

Prepare a cobertura: peneire o açúcar em uma tigela e vá adicionando o suco de tangerina, mexendo, até conseguir a consistência desejada. Espalhe sobre o bolo já frio.


 Flã de tangerina

Flã de tangerina

Dificuldade: Fácil

Categoria: Pudim

Ingredientes:

. 2 xícaras de suco de tangerina
. 1/4 de xícara de açúcar
. 1/4 de xícara de maisena

Modo de preparo:

Em uma panela, misture todos os ingredientes até que a maisena fique bem dissolvida. Leve ao fogo baixo, mexendo, por cinco minutos, até ferver e engrossar. Distribua a mistura em três fôrmas baixas de pudim, de 11,5 cm de diâmetro. Leve para gelar até o flan ficar firme.

Todos os ingredientes são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais, em Boituva e Tietê. 
 

Comentários