COOCERQUI - Especiaria Louro





Uma boa dica para não aparecer bichinhos nos recipientes onde guardamos grãos, como feijão, ervilha, arroz, lentilha é colocar uma folha de louro dentro dos potes. O louro é um repelente natural e, portanto, mantêm os bichinhos bem distantes.
Na culinária brasileira o louro é bastante usada no feijão, mas seu sabor pode incrementar muitos outros pratos. Por exemplo, a combinação do louro com batata é muito bom. Sempre que posso compro batatas orgânicas para poder comer a casca sem culpa. Veja como é fácil essa receita: Lave bem 12 batatas vermelhas pequenas, faça cortes longitudinais em cada batata (uns 3 ou 4, sem chegar até o final para a batata ficar inteira). Coloque uma folha de louro (de preferência fresca) em cada corte. Em uma frigideira aqueça em fogo médio 1/4 de xícara de azeite. Frite 2 dentes de alho picado por um minuto e adicione as batatas e frite por 3 minutos, mexendo sempre (até que comece a dourar). Transfira as batatas para uma assadeira e asse em forno pré aquecido à 180°C por 30 a 40 minutos (até que elas fiquem douradas e crocantes). Finalize com sal e sirva.


Como armazenar: Se a folha estiver fresca, opte por usá-la no mesmo dia da compra ou da colheita para que não perca o sabor. O louro seco pode ficar em um vidro fechado, na despensa, por até um ano.









Dica: Feijão com jeito gosto de comida de Mãe

Bem, a dica é simples! Sempre que for cozinhar feijão, (escolha o tipo 1, se puder) coloque uma colher de chá de Colorau/Urucum e uma folha de Louro. Cubra com água e coloque na pressão por 30 minutos (deixe o feijão de molho de um dia para o outro na geladeira, diminui o tempo de cozimento.)
Refogue com alho, óleo, sal, cominho e pimenta do reino preta a gosto.


Seu feijão vai ficar suculento e com uma cor super bonita, com jeito e gosto de comida de Mãe!

Caldinho de Feijão-branco


500 g de feijão-branco
1 folha de louro
1/2 colher de chá de óleo
1/2 xícara de chá de bacon em cubos pequenos
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1/2 pimentão vermelho sem sementes em cubos
1 talo de salsão picado
3 sachês de tempero feijão
1 colher de chá de molho de pimenta vermelha
3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
Em uma tigela, coloque o feijão de molho em um litro da água por cerca de 2 horas. Coloque o feijão na panela de pressão com a água do molho, adicione o louro e cozinhe por cerca de 30 minutos, após iniciar fervura. Retire a pressão, abra a panela, deixe esfriar e bata no liquidificador até obter um creme. Em uma panela, aqueça o óleo e doure o bacon. Adicione a cebola, o alho, o pimentão e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o salsão e refogue por cerca de 2 minutos. Adicione o caldo batido, o tempero feijão e o molho de pimenta. Cozinhe em fogo baixo, por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva polvilhado com a cebolinha verde picada.
- Se desejar, substitua o feijão branco pela mesma quantidade de feijão mulatinho, feijão carioquinha ou
feijão preto.
Bom apetite!


Chá de louro
Ferva por 3 minutos 300ml de água com 3 folhas de louro. Adoce com mel e coloque algumas gotas de limão. ( não é recomendável para mulheres grávidas)





Todos os ingredientes sugeridos são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), mais em Boituva e Tietê.


Dicas
  • Folhas de louro espantam ratos. Deixe algumas perto de buracos de ratos se tiver esse problema. Esfregue um pouco para liberar o cheiro.
  • Folhas de louro nos armários de cozinha afastam formigas e pequenos insetos.
  • Coloque algumas folhas no lugar de guardar farinha ou grãos para afastar carunchos.
  • Folhas de louro podem ser usadas em pudins de leite; dão um sabor muito atraente.
  • Folhas de louro são curingas em algumas receitas, como em molho branco ou molho de macarrão.
  • Geralmente, você deve usar uma única folha. O sabor liberado é forte, portanto você precisará usar apenas uma folha para um prato, a menos que seja muito pequena.
  • Folhas de louro são acréscimos interessantes em arranjos florais.

Comentários