COOCERQUI - Atemoia





Curiosidades sobre a atemoia


Para quem tem prisão de ventre, colesterol alto, gripes e resfriados, esta fruta é um remédio natural. Saiba algumas curiosidades da atemoia

É reguladora da pressão 

Devido à presença de potássio em sua polpa, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial, pois esse mineral é vasodilatador. Usado pelo nosso corpo para equilibrar a água, o potássio é também elemento necessário para a contração muscular. Uma dieta rica nesse mineral é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.

Casca e sementes podem ser aproveitadas

Pode ser usada para fazer geleia ou até mesmo compota. A casca possui fibras e minerais. E as sementes? “Ricas também nesses elementos, podem ser trituradas  colocadas sobre iogurtes, frutas, saladas, sorvetes e até mesmo no arroz com feijão.

Compre na estação

Já é tempo de atemoia – e o período vai até novembro. Durante a safra de qualquer alimento, sua qualidade nutricional é melhor, apresentando maiores taxas de nutrientes; em especial, as vitaminas e os minerais. E quanto mais maduro o fruto estiver, maior sua quantidade de nutrientes.

É fonte de energia

A atemoia é fonte de energia (243 calorias em uma unidade de 250 g), sendo indicada para “dar um gás” nos compromissos do dia a dia. Isso se deve à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa. Sendo assim, ela deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está tentando controlar os ponteiros da balança.

Rica em fibras

As fibras são importantíssimas para o adequado funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes ou  colesterol elevado. 

Gelatina de pinha, atemóia, graviola, água de coco

 Ingredientes:



Gelatina de pinha, atemóia, graviola, água de coco


2 pinhas bem maduras
1 atemóia
½ graviola
1 xícara de água de coco
2 pacotes de gelatina sem sabor, incolor
Enquanto a gelatina em pó fica hidratando em umas 10 colheres de água de coco e a água de coco restante é aquecida até aparecerem bolinhas nas laterais do fervedor, solte os gomos das frutas das suas cascas. No caso da pinha e da atemóia, basta correr os dedos entre os gomos. A polpa da graviola sai mais facilmente com a ajuda de uma colher de sopa.
Para se livrar das sementinhas dessas bichinhas, basta pulsar no liquidificador ou usar um mix. Passando a polpa numa peneira, terá um resultado mais homogêneo. Daí é tudo muito simples: dissolve a gelatina hidratada na água de coco quente, mistura na polpa peneirada das frutas e distribui em potinhos individuais ou em uma forma grande.

Suco de Atemoia 






Ingredientes:
 1 atemoia madura de 600g aproximadamente; 2 xícaras de água filtrada gelada; suco de meio limão; 2 colheres de sopa de mel ou glucose de milho (prove).
Modo de preparo:
  1. Lave bem, retire a casca e as sementes da atemoia.
  2. Bata no liquidificador a polpa da atemoia com a água.
  3. Coe numa peneira fina ou coador de pano.
  4. Coloque de volta o suco no copo do liquidificador, adicione o limão e o mel (ou a glucose).
  5. Deixe bater até ficar homogêneo. Se desejar adicione pedras de gelo.
  6. Sirva em seguida. 



Comentários