COOCERQUI - Gergelim




Confira os benefícios do gergelim

Gergelim
É uma planta, mas o produto final que compramos e consumimos é a semente.

Composição Nutricional
Possui minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo, além de vitaminas do complexo B. Tem alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas (gorduras boas).

Benefício 1 - Combate a prisão de ventre - Umedece e lubrifica o intestino. 2 – Auxilia no tratamento da hemorroidas - A casca da semente possui componentes que ativam a circulação sanguínea na parede intestinal. 3 – Ossos saudáveis - Seus minerais, em especial o cálcio, fortalecem nossos ossos. 4 – Controla a obesidade - Quem possui hábito de consumir o gergelim regularmente irá controlar a velocidade de armazenamento de gorduras no corpo, controlando assim a obesidade.
5 – Aliado contra o diabetes - Seu alto teor de fibras irá auxiliar nosso organismo no controle de transporte do açúcar que ingerimos. 6 – Colesterol - As fibras presentes no gergelim possuem a função de controlar o colesterol que regulamente ingerimos. 7 – Digestão - Possui um importante papel no correto funcionamento do intestino, contribuindo da mesma forma para a correta digestão. 8 – Saciedade - Quando seu consumo for associado com outras fontes de carboidrato, ele atuará regulando a velocidade de absorção desses alimentos, de modo a nos sentirmos saciados por um período maior de tempo.
Variações
O gergelim pode ser encontrado nas variações branco, preto e marrom. Os mais comuns são o branco e o preto. As variedades possuem praticamente o mesmo perfil nutricional. O preto contém maior teor de antioxidantes e ferro.


Como consumir
Sua melhor forma de consumo é na forma natural, ou seja, crua e com casca.


Contribui para a perda de peso
Ajuda no emagrecimento. Seu alto teor de fibras aumenta a saciedade, por suavizar a velocidade de absorção dos carboidratos simples. Em razão disso, é comum encontrarmos, por exemplo, sementes de gergelim em pães e biscoitos.

Calórico
Uma colher de sopa tem cerca de 84kcal. Mas isso não deve ser impedimento para o consumo, pois é uma rica fonte de minerais, além de auxiliar no controle dos perfis de colesterol sanguíneo.

Quantidade adequada
Varia de pessoa a pessoa, no entanto, podemos utilizar como média diária o consumo de 10 a 30g da semente.

Três dicas nutricionais - 1 - Podemos inseri-lo em nossas receitas diárias, sobre feijão, arroz, massa, pães, saladas. 2 - Para quem não está habituado a consumir sementes, busque nas gôndolas do mercado pães e biscoitos que possuem a semente na sua forma integral. É uma boa forma para iniciar seu consumo. 3 - Pessoas com colesterol elevado, podem se valer dos benefícios do gergelim, mas seu consumo deverá ser diário, por pelo menos 1 mês.

 Biscoito de Gergelim (vegana)
Biscoito de Gergelim (vegana)
Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de gergelim torrado ou preto ou metade de cada
1/2 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
3/4 de xícara de água

Preparo


Coloque as farinhas em um recipiente médio. Adicione o sal. Misture bem todos os ingredientes secos. Adicione o azeite e a água. Amasse até ficar uma massa homogênea (desgrudando da mão). Antes de abrir a massa polvilhe com farinha uma superfície lisa onde você for abrir a massa, para não grudar. Abra a massa e coloque em uma assadeira quadrada, corte as tiras no comprimento desejado antes de assar. Asse em fogo médio de 180º C por 15 a 20 minutos até dourar.

Pudim de Iogurte com Gergelim
 



Esta receita é muito saudável e nutritiva. Pode ser saboreada o dia todo.


Ingredientes

• 600g ou 2 xícaras de chá de Leite Condensado.
• 500g ou 3 xícaras de chá de iogurte sabor coco.
• 80g ou ½ xícara de chá de coco ralado.
• 24g ou 2 colheres de sopa de gelatina sem sabor.
• Gergelim a gosto.

Modo de Preparo

• Hidrate a gelatina conforme instruções do fornecedor.
• Bata no liquidificador o iogurte, o coco, a gelatina e o Leite Condensado.
• Depois de homogeneizado coloque o gergelim e despeje em uma forma untada com água e óleo.
• Leve para gelar por 50 minutos.


T

 Todos os ingredientes são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e na (Nova Cerquilho), em Boituva e Tietê.


Comentários