COOCERQUI - Figo



A árvore que produz o figo chama-se figueira. É uma fruta cuja origem é a região do Mediterrâneo. É um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente. Externamente possui uma coloração verde clara e roxa. Internamente é avermelhado e possui várias sementes pequenas. São muito utilizados para a fabricação de doces e compotas. O figo em calda também é muito apreciado na culinária de diversos países. É uma fruta muito energética, pois possui uma grande quantidade de açúcar. Ela é rica em fósforo, potássio e cálcio. Cada 100 gramas de figo possui, em média, 150 calorias.
A casca do figo possui consistência porosa.

Doce de figos caseiro


Doce-de-figos-caseiro-1.jpg 
O figo é uma delicia seja na versão natural ou figada. Esse doce é ideal pqara servir com sorvetes e outras receitas. 

Ingredientes:

  • 1 kg de figos não muito maduros
  • 1 pedaço de canela (ou a quantidade que você preferir)
  • 3 cravos
  • 2 ou 3 xícaras de açúcar mascavo (Da quantidade depende a consistência. Quanto mais água, mais molinhos os figos ficam)

Modo de preparo:

É muito fácil! Em primeiro lugar, você deverá lavar os figos e, em seguida, escorrê-los. A seguir, ponha-os em uma panela junto com o cravo e a canela. Leve a fogo baixo e deixe cozinhar.
Doce-de-figos-caseiro-2.jpg 
Como os figos liberam um pouco de suco, é uma boa ideia acrescentar, nesse momento, o açúcar. Deixe ferver até essa água da fruta se consumir completamente. Uma vez que você adquirir a consistência desejada (de preferência, quando os figos estiverem macios), retire do fogo. Finalmente, deixe esfriar, ponha em um recipiente e leve à geladeira. Uma vez fora do fogo, você pode tritura-los, deixa-los inteiros ou corta-los em peças. De qualquer forma, a sobremesa ficará deliciosa!
Doce-de-figos-caseiro-0.jpg 
Sirva em pratos pequenos ou, se desejar causar uma melhor impressão, em taças de cristal.


Pavê de coco e figo verde


Pavê de coco e figo verde





Ingredientes.¼ de xícara de açúcar
1 xícara de leite de coco
1 xícara de leite
¼ de xícara de maisena
1 bolo (250g) de coco comprado pronto, cortado em fatias de 1cm de espessura no sentido do comprimento
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
1 xícara de coco fresco ralado
1 xícara de figo verde em calda, cortado em gomos.

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio o açúcar, o leite de coco, o leite e a maisena, mexendo sempre, por seis minutos ou até engrossar. Reserve em uma tigela, coberto com filme plástico aderido à superfície. Com um cortador de biscoito de 6cm de diâmetro, corte as fatias de bolo de oito discos. Em quatro taças de sobremesa altas, intercale os discos de bolo, regados com um pouco do vinho, com o coco, o figo (reserve um pouco de ambos para decorar) e o creme. Leve para gelar por quatro horas. Decore com o coco e os gomos de figo reservados e sirva.


Comentários