COOCERQUI - Caqui Fuyu


 

 

No outono ele empresta suas cores às prateleiras de supermercados e feiras. O caqui além de delicioso é rico em antioxidantes que ajudam a manter as células do organismo saudáveis, é fonte de vitaminas E e C e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio. Seu consumo combate os radicais livres, moléculas que comprometem as células e podem desencadear um monte de problemas à sua saúde.

Pesquisas comprovam que a fruta reduz em até 90% os danos causados em tecidos celulares. Isso significa que, além de saboroso, o caqui é um aliado na prevenção de placas de gordura nas artérias e males como o câncer. O benefício só é possível graças a ingredientes como os carotenoides, os pigmentos que dão o tom avermelhado à fruta. Eles estimulam a comunicação entre as células e controlam a sua multiplicação. Como contém betacaroteno — que é o precursor da vitamina A —, afasta os problemas cardiovasculares, protege o sistema imunológico e preserva a saúde dos olhos.

Pavê com Caqui Fuyu 

Pave_de_caqui

Ingredientes
4 caquis maduros picados
½ xícara de água
1 xícara de açúcar
2 pacotes de biscoito champanhe

1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de maisena
1 lata de leite
1 lata de creme de leite
Modo de preparo
Leve ao fogo o caqui com a água e o açúcar até engrossar e formar uma geleia, um pouco mole. Deixe esfriar. Leve ao fogo o leite condensado, as gemas e a maisena dissolvida no leite, mexendo até engrossar. Tire do fogo e misture o creme de leite.
Em um refratário, intercale camadas de biscoito, creme e doce de caqui, terminando em creme e doce de caqui. Leve para gelar por no mínimo 4 horas antes de servir.
Rendimento: 12 porções.

Salada de Frutas Moema Cavalcanti



FRUTAS
Maçã vermelha
Maçã Verde
Pera
Caqui Fuyu
Laranjinha Kin-Kan (Opcional)
Melão
Goiaba vermelha (sem as sementes)
Pêssego
Carambolas
Abacaxi
Ameixa
Kiwi
Manga

As frutas não podem estar maduras demais e devem ser cortadas em fatias finíssimas com casca (menos o abacaxi e o melão,é claro) borrifar sumo de limão nas peras, nas maçãs e nos pêssegos para que não escureçam. Misturar com muito cuidado.

CALDA

Preparar um chá forte de capim-limão (erva cidreira) com pedaços de gengibre e deixar amornar.
Coar e fazer uma calda com açúcar até chegar ao ponto de fio. Acrescentar algumas gotas de Cointreau ou Curaçao.



MONTAGEM

Na hora de servir, colocar a calda fria por cima das frutas cortadas e salpicar pimentas rosa e tiras bem finas de casca de lima da Pérsia.



Salada de Folhas com Caqui e Pera

Nada melhor que uma salada bem colorida para aguçar o apetite.  Essa aqui é uma delícia. No entanto há quem torça o nariz por não gostar de frutas em salada... é apenas uma ideia podendo ter variações de acordo com as pessoas que rodearão a mesa.

Nesta foi colocada:



radicchio
endívias
rúculas
pera em cubos (sem semente)
caqui Fuyu (aquele durinho, sabe?)
pinholi (nozes, pecans, amendoim... o tipo de castanha que você preferir)

azeite e uma pitada de sal

Prontinho. Perfeita e deliciosa. 


Comentários