COOCERQUI - Batata doce roxa

Batata Doce Roxa 


Descrição

A batata doce é um tubérculo, mas é um parente afastado da batata comum. A batata doce de polpa roxa também tem casca roxa. A polpa tem uma textura úmida e o seu sabor é semelhante ao das restantes batatas-doce. No entanto, as propriedades antioxidantes são mais elevadas.

Como consumir

Cozidas a vapor ou em água, assadas no forno. A batata doce de polpa roxa é muitas vezes utilizada como acompanhamento de diferentes refeições, chegando a ser utilizada como substituto da batata comum. Pode ser assada com manteiga e açúcar e servidas com diferentes molhos. Dão um purê muito vistoso e igualmente saboroso, depois de cozidas.

Como escolher / manter

Prefira batata doce rija e firme ao toque, sem rachas, manchas ou pequenas pintas.
Guarde em local fresco e seco. Nunca no frigorífico.

Nutrientes principais

Vitaminas A e C, Manganês, Cobre e Fibra.

Curiosidades

Uma batata doce de tamanho médio, assada, contém apenas 117 calorias.
Vários produtos como guloseimas, massas, farinha e bebidas, são produzidos a partir da batata doce.
As variedades de batata doce com polpa cor-de-laranja contêm mais betacaroteno (vitamina A) do que as mais claras.
Cristovão Colombo trouxe a batata doce para a Europa após a sua primeira viagem para o Novo Mundo em 1492. Por volta do século XVI, foi levada para as Filipinas pelos exploradores Espanhóis e para África, Índia, Indonésia e Sul da Ásia pelos Portugueses.


Pãezinhos de batata doce roxa 


Ingredientes

125 gramas de polvilho azedo
125 gramas de polvilho doce
1 colher de chá de sal

2 colher de chá de açúcar
250 gramas de batata doce roxa cozida sem casca
2 ovos ligeiramente batidos
1/4 de xícara de chá de manteiga em ponto de pomada (50 gramas) 
Queijo ralado ou fubá para polvilhar 

Rende uns 25 pãezinhos

Em uma tigela misture os polvilhos peneirados com o sal e o açúcar. Esprema por cima a batata doce bem quente diretamente sobre o polvilho. E misture bem com um garfo ou colher se preferir, fazendo uma farofa úmida. Assim que amornar amasse bem com as mãos. Junte a manteiga com os ovos batidos  continue amassando até conseguir formar uma massa (no começo fica melequenta, mais vai incorporando aos poucos).
Reti8re porções com uma colher de sopa e faça bolinhas. Vá colocando na assadeira sem untar, deixe um pequeno espaço entre eles. Polvilhe com queijo ralado ou fubá (se preferir misture os dois). Leve ao forno pré aquecido, em temperatura média alta. Não precisa deixar crescer.  Deixe assar até que cresçam e dourem (Cerca de uns 30 minutos). D




 Doce de Batata Doce com gelatina







  • 1 kg de batata doce cozido e passada pelo espremedor (eu usei a batata roxa)
  • 1 pacote de açúcar refinado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 2 pacote de gelatina sem sabor

modo de preparo

Cozinhar as batatas e descascar, misturar o açúcar, o leite de coco e as gelatinas (não precisa dissolver). Levar ao fogo até dar ponto de brigadeiro. Despejar num tabuleiro untado com manteiga. Cortar em quadradinhos no dia seguinte e passar no açúcar refinado. 

Biscoitos de Batata Roxa


INGREDIENTES:
1 batata doce roxa grande com pele (150g)
1 xícara de chá de manteiga (150g)
1 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de chá de amido de milho peneiradas
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de anis estrelado em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
Açúcar refinado para polvilhar

PREPARO:
Numa panela com água, cozinhe 1 batata doce roxa grande com pele (150 g). Descasque a batata e, com o auxílio de um garfo, amasse-a. Reserve. Numa tigela, coloque a batata amassada, 1 xícara de chá de manteiga (150 g), 1 xícara de açúcar, 2 1/2 xícaras de chá de amido de milho peneiradas, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sobremesa de anis estrelado em pó e 1 colher de sopa de essência de baunilha. Amasse bem com as mãos até obter uma massa uniforme e macia, que desgrude das mãos. Com as mãos, faça bolinhas e, sobre elas, aperte ligeiramente com um garfo, fazendo um desenho ou abra a massa sobre um saco plástico e corte com cortadores no formato desejado. Vá colocando sobre uma forma (não precisa untar). Leve ao forno a 200ºC por cerca de 20 min ou até ficar em tom lilás claro. Guarde em recipiente bem fechado.

Comentários