COOCERQUI - Cogumelo Champignon




O cogumelo chegou ao Brasil na década de 1950, mas é cultivado há centenas de anos por várias civilizações ao redor do mundo. Para os egípcios, o alimento era considerado um presente divino oferecido aos faraós. Os guerreiros romanos consumiam o cogumelo para ter mais força e coragem para enfrentar as batalhas.

Não demorou muito para que as suas propriedades medicinais fossem pesquisadas. "Os diferentes tipos de cogumelo ajudam a emagrecer, previnem doenças cardiovasculares e ainda controlam o colesterol", revela a nutróloga Cristiane Coelho, da Associação Brasileira de Nutrologia. Altamente nutritivos e com pouca gordura, eles são ricos em vitaminas, proteínas, fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico, fibras e outros elementos essenciais à saúde.


Da natureza para a cozinha

Os cogumelos não são vegetais, verduras ou legumes. Eles pertencem à família dos fungos e, por agregar sabor especial aos pratos, vêm conquistando mais espaço na mesa dos brasileiros. Existem cerca de 4,5 mil espécies de cogumelos comestíveis no mundo. Entre os mais conhecidos estão: Champignon.

Cogumelos refogados 



Ingredientes




Serve: 4 

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 dente de alho, picado
  • 1/8 colher de chá de orégano seco
  • 500 g de cogumelo fresco, fatiado


Modo de preparo


Preparo:10mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Pronto em:30mins 


  1. Em fogo médio, derreta a manteiga junto com o azeite. Acrescente o vinagre balsâmico, o alho, o orégano e os cogumelos. Refogue tudo por 20 a 30 minutos, ou até que os cogumelos fiquem macios. 
   Receitas fáceis e deliciosas com esse ingrediente pra lá de versátil!

Receitas fáceis e deliciosas com esse ingrediente pra lá de versátil!

Tiras de filé com champignon
Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
500g de filé mignon em tiras
200g de champignon em tiras
2 colheres de sopa de cebola ralada
3 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
Sal e cebolinha picada a gosto
5 colheres de sopa de creme de leite

Modo de preparo: Aqueça uma frigideira grossa e larga com metade da manteiga e do azeite, em fogo médio e frite a carne até dourar, em 2 etapas para não juntar água, mexendo por 5 minutos. Transfira para uma travessa e mantenha aquecido. Derreta o restante da manteiga com o azeite, na mesma frigideira, adicione o champignon, a cebola e refogue por 3 minutos. Junte o shoyu, sal e refogue por 5 minutos. Acrescente a carne reservada, o creme de leite e misture. Polvilhe com cebolinha e sirva com arroz branco ou pão.

Macarrão com champignon

 
Outra receita bem interessante é macarrão com cogumelos. Pode usar qualquer um deles, fatiadinho (se for usar o cogumelo seco ou funghi, precisa hidratar antes de usar! É só deixar de molho em água quente por aproximadamente 30 minutos), refogado com cebola picada, manteiga, shoyu e cebolinha picada. Só isso! Se quiser incrementar mais a receita, pode acrescentar creme de leite fresco ou comum. Misture à massa de sua preferência cozida e polvilhe com um queijinho. Fácil e delicioso!

Champignon assado
 
Cogumelo de Paris assado
Ingredientes:
- 500g de cogumelo champignon
- 1/4 xícara de chá de óleo de gergelim torrado
- Sal a gosto
- Mix de pimentas moída na hora a gosto (pimenta do reino, branca, rosa e da jamaica)
- Tomilho desidratado a gosto
- 1/3 xícara de chá de shoyu

Modo de preparo:
1. Pré aqueça o forno em 200ºC. Higienize bem os cogumelos.
2. Transfira os cogumelos para um refratário que possa ir ao forno. Regue com o óleo de gergelim e misture bem com uma colher.
3. Leve ao forno, por 20 minutos, até que os cogumelos soltem bastante água.
4. Descartar parte do líquido do refratário (mais ou menos 2/3). Temperar com sal, o mix de pimenta, o tomilho e o shoyu. Misturar bem com uma colher.
5. Volte o refratário ao forno por mais 15~20 minutos, até que o líquido reduza e os cogumelos fiquem, levemente, dourados e escurecidos. Verifique o tempero.

6. Sirva em seguida.


Todos ingredientes citados são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho centro e Nova Cerquilho, Boituva e Tietê.

Comentários