COOCERQUI - Beringela


Berinjela



A berinjela é um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos. E não é por menos. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais. E por conter baixa caloria é uma ótima opção para quem quer eliminar peso.


Origem
Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da berinjela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da berinjela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali.

Na Europa, a berinjela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A berinjela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.



Propriedades Nutricionais
A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.



Propriedades Medicinais
A berinjela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de berinjela com o suco de duas laranjas.






Berinjela à Parmesiana



  • 4 berinjelas
  • 2 kg de tomates para molho
  • 200 g de farinha de trigo
  • 350 g de mussarela
  • 150 g de parmesão ralado
  • 100 ml de vinagre
  • 1 folha de louro
  • 1 talo de salsão
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino em grãos
  • 1 colher de sopa de sal
  • 300 ml de óleo para fritar
  • Parmesão para gratinar

modo de preparo



Corte as berinjelas no sentido longo em fatias finas e numa tigela com água deixe descansar por no mínimo 40 minutos adicionando o vinagre.
Com uma faca faça uma cruz no fundo dos tomates, e coloque numa panela grande com água fervente, o salsão, a cebola, a cenoura, o louro, os grãos de pimenta do reino e o sal, cozinhe só até a cruz dos tomates abrirem levemente, uns dois minutos, retire os tomates e depois de frios tire a casca e sementes, passe numa peneira, refogue rapidamente o pomodori numa panela com o alho e corrija o sal e reserve.
Retire da água as fatias de berinjela e seque com um pano, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente até dourar e reserve.
Num refratário faça um fundo com o pomodori e disponha uma camada de berinjelas, cubra com mussarela e mais molho de tomates, vá intercalando as camadas deixando por último uma camada de mussarela, regue com um pouco de molho e polvilhe o parmesão.
Leve ao forno pré aquecido em temperatura alta 250º até gratinar.

Terrine de berinjela, um quebra-galho para todas as horas.

Terrine de berinjela

Uma terrine pronta na geladeira serve para muita coisa: com torradas é o aperitivo, no pão dá o toque especial do sanduíche ou ainda incrementa uma salada.
A receita dessa terrine fez sucesso, em qualquer lugar. E, além de deliciosa é muito saudável: 

TERRINE DE BERINJELA

RENDE: 12 fatias
. 3 berinjelas médias com casca em cubinhos
. 3 colheres de sopa de azeite
. 1 dente de alho picado
. 1 cebola picada
. 1 colher de sopa de tahine
. 1 colher de chá cheia de gelatina em pó sem sabor
. 1/4 de xícara de chá de água
. 1 xícara de chá de coalhada seca
. 1 pitada de canela
. Sal, pimenta do reino e salsinha picada a gosto

Unte uma forma com 1 colher de sopa do azeite e reserve. Espalhe a berinjela em uma assadeira e asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos. Retire do forno, amasse com um garfo e deixe esfriar.
Aqueça o azeite restante e refogue a cebola e o alho. Junte a berinjela e o tahine e refogue mais um pouco. Transfira para um processador e bata rapidamente, mas sem deixar virar uma pasta. Acrescente a coalhada e tempere com a canela, o sal, a pimenta e a salsinha.
Hidrate a gelatina com a água morna e leve ao fogo baixo, mexendo até a gelatina dissolver. Incorpore a gelatina na mistura de berinjela e mexa delicadamente.
Despeje na forma untada, alise a superfície com uma faca, cubra com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas ou até o dia seguinte.


SALADA DE BERINJELA

 
Ingredientes:
4 berinjelas japonesas ou nacionais com cascas, cortadas em cubos
1 cebola cortada em cubos
1 pimentão vermelho, 1 amarelo e 1 verde cortados em cubos.
3 dentes de alho cortados em rodelas
1 xícara de chá de azeitonas fatiadas
1 xícara de chá de uvas passas pretas sem sementes.
1 xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chá de óleo canola ou azeite de oliva
1 xícara de chá de vinagre branco
5 folhas de louro inteiras
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
  Preaquecido forno em potência alta.
Juntar todos os ingredientes em uma assadeira, misturar bem e levar ao forno por 50 minutos, mexer algumas vezes. Desligar o fogo e reservar até esfriar.
Colocar em um pote de vidro, vedar bem e manter na geladeira.

Obs: Caso utilize a berinjela nacional, deixe de molho e troque a água algumas vezes, com esse procedimento não ficará amarga.

Validade: 15 dias.

Nas COOCERQUI de Cerquilho loja 1 (centro) Cerquilho loja 2 (Nova Cerquilho), Boituva e Tietê, você encontra todos os ingredientes necessários. 





Comentários

Postar um comentário