COOCERQUI - Germem de Trigo




Gérmen de Trigo e seus benefícios

O gérmen de trigo é um dos produtos mais nutritivos que temos à disposição. Além de conter 23 nutrientes, em 100 gramas de  gérmen de trigo encontramos mais nutrientes do que em qualquer outro grão ou vegetal.

Este alimento é muito rico em proteínas. Ele contém cerca de 28% do nutriente, superando até alimentos como a carne. O ser humano precisa de proteínas para reparar e construir músculos, além de ajudar os nutrientes a alcançar as células.


A quantidade de nutrientes contidos no gérmen de trigo parece interminável. Ele contém mais ferro e potássio do que qualquer outro tipo de alimento. Outros nutrientes encontrados em grandes quantidades são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.



Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti-anêmico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.



Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo, mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.



Apresenta na sua composição Auxonas, substância que induz o crescimento, a multiplicação celular e regeneração dos tecidos. O consumo de vitamina B1 sem a presença de auxonas conduz a uma degeneração óssea e ao envelhecimento prematuro, daí que a sua presença em quantidade suficiente diminui a duração de estados convalescentes, aumenta o processo de renovação celular e de tecidos.



Assim conserva a juventude e a saúde geral. É durante o sono que as propriedades regenerativas do gérmen de trigo são mais ativas, não se devendo por isso descuidar a qualidade deste período de descanso.



Outra importante vitamina encontrada no germe de trigo é a vitamina E, que é útil na para combater o envelhecimento precoce das células e prevenir doenças cardíacas. Essa vitamina também ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e fortalece o sistema imunológico.



Dessa forma, o gérmen de trigo é muito benéfico a todos, principalmente aos praticantes de atividades físicas que precisam manter o desempenho máximo. Ele é usado na dieta de atletas que visam melhorar a função cardiovascular e níveis de resistência. Quem precisa ganhar massa muscular também pode, ou melhor, deve incluir o germe de trigo em sua alimentação, pois como vimos, ele contém todos os nutrientes necessários para essa tarefa.


Bolo de coalhada com gérmen de trigo

 

Ingredientes :
  1. ½ xícara de chá de gérmen de trigo;
  2. 2 xícaras de chá de farinha integral de trigo fina;
  3. 200 gr (1 copo) de coalhada ou iogurte natural;
  4. ½ copo de leite de coco;
  5. 100 gr de manteiga;
  6. 1 ½ xícara de açúcar mascavo;
  7. 2 ovos;
  8. 1 colher de sopa de fermento em pó;
  9. 4 colheres de sopa de gergelim branco;
  10.  
Modo de usar :
Bater em creme as gemas, o açúcar mascavo e a manteiga.
Adicionar alternadamente a farinha, a coalhada e o gérmen de trigo. Por fim, misturar delicadamente o leite de coco, o fermento e as
claras em neve. Despejar em forma untada, Polvilhar o gergelim e assar em forno até dourar.
Rendimento 12 porções.



Bolo de Banana com aveia e gérmen de Trigo

Bolo_de_Banana_com_aveia_e_gérmen_de_trigo
 - 1 xic de farinha de trigo
- 1 xíc de gérmen de trigo
- 1 xíc de aveia em flocos
- 1 xíc de açúcar mascavo ou normal
- 100 gr de margarina
- 1 col de sopa de fermente

 Coloque todos esses ingredientes numa bacia e amasse bem com as mãos até formar uma farofa. Unte um tabuleiro ou uma forma redonda. Forre o fundo da forma com a farofa amassando de forma uniforme com as mãos. Cubra a farofa com banana fatiada ao comprido e salpique canela por cima.
- 4 ovos - 2 copos de leite - 1 col de chá de essência de baunilha (opcional)
Despeje delicadamente essa mistura por cima das bananas e leve ao forno para assar até dourar.

Shake Protéico e Hidratante de Morango com Aveia e Gérmen de Trigo

Ingredientes:

1 copo (200ml) de água-de-coco
10 morangos
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de gérmen de trigo
1 colher de sopa de whey protein sabor baunilha ou morango
3 pedras de gelo

Comentários