Respingos - Trecho da minha coluna Respingos, no Jornal de Cerquilho




No palco da vida, estamos sempre a bailar. Ora é um animado rock, ora uma suave valsa, ora um dramático tango e nesses momentos ficam ao nosso lado apenas os parceiros que nos aceitam independente do ritmo tocado. Assim as amizades sofrem a seleção natural proposta por Darwin.
Espero em minha vida estar sempre pronta a ter meu corpo e meu coração prontos a saltitar de acordo com a necessidade de meus amigos e quero muito agradecer a todos amigos e parentes que dançaram comigo em tempos mais delicados que passei. Este ano foi um dos piores que passei na minha vida, politicamente falando.


De repente tudo vai ficando tão simples que assusta. Vamos perdendo as necessidades, reduzindo bobagens, em nosso entorno. As opiniões dos outros são realmente dos outros, e mesmo que sejam sobre nós – não tem importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois não temos certeza de nada. E isso não faz a menor falta. Paramos de julgar. Não existe o certo e o errado e sim a vida que cada um escolheu para viver ou experimentar. Por fim entendemos que tudo que importa é ter paz e sossego. É viver sem medo. É fazer o que alegra o coração naquele momento. E só.

Deus, quando vem a Terra, passa longe de igrejas e templos. Essas coisas monstruosas com piso de mármore pouco interessam a Ele, que criou o universo. O Filho e o Espírito Santo também não gostam de ir. Aliás, Eles acham chatíssimos crismas e cultos. Barulhentos. Jesus é muito simples e abomina tudo que é óbvio demais. Por sua vez, o Espírito Santo foge de barulho como o diabo foge da cruz. Ele precisa de leveza, por ser leve, e só se aproxima no silêncio, porque esse explica melhor. Se a presença de Jesus acalma, a do Espírito, esclarece.

Deus acha graça de tudo isso, dos gostos pessoais de seus filhos próximos, ou dos que longe vive. Acha particularmente risível a tentativa vã que certos filhos fazem de tentar explicá-lo. De dizer o que fazer para agradá-lo. Ele fica impaciente porque os homens, ah, filhinhos, não sabem o que fazem porque pegam um livro antigo, cheio de pensamentos que não se renovam e regras que não se adaptam a nada e passam a pregar. O Filho comenta que eles pregam é peças e Deus ri e balança a cabeça, olhando pro chão. Deus tem a paciência do mundo. E depois que Ele olha abaixo, flores nascem vagarosamente sem ruído.

Deus então não está na igreja católica, nunca esteve. Tampouco nos templos evangélicos, nos programas da madrugada na TV, na Missa do Galo. Vaticano? Deus nem lembra mais onde fica. Ele está lá, porque está em todo lugar, mas você não pode achá-lo, entende? O Todo-poderoso está em outros lugares.

Obrigado, milhões de vezes obrigado, por fazer o meu blog acontecer.

Comentários