COOCERQUI - Uvas passas





Uvas Passas


Super cereal feito em casa

 

São muito fáceis de preparar e custam menos que a granola que você compra pronta. Grãos integrais, sementes e frutas secas numa mesma tigela rendem misturas que ajudam a secar o corpo, fazem os músculos aparecerem e reforçam as defesas do organismo.


Quem come direito já aderiu aos cereais no café da manhã. Nada contra o tradicional pãozinho com manteiga acompanhado de café com leite, mas o fato é que a primeira opção traz muito mais benefícios. Por causa da grande quantidade de fibras, os cereais deixam você mais satisfeito, o que é muito bom para segurar a fome e facilitar a dieta. Também são ótimos para estimular o intestino (sua pele agradece), alimentar os músculos e reforçar o sistema imunológico. Essa é uma maneira gostosa e interessante de acrescentar carboidratos complexos, vitaminas e minerais à alimentação, garantindo energia para começar bem o dia.

Mas, para obter tudo de bom dos cereais, a mistura deve conter grãos integrais, sementes e frutas oleaginosas (nozes, amêndoas ou castanha-do-Pará). Portanto, fique de olho na composição dos industrializados. Os cereais açucarados provocam fermentação no estômago e acabam anulando, em parte, a ação benéfica das fibras. Outra desvantagem dos produtos processados é elevar os níveis de glicose no sangue bruscamente, o que faz a fome voltar rapidinho.
1 xic. De chá de aveia em flocos
1 xic. De chá de castanha-do-Pará
1/2 xic. De chá de gérmen de trigo
1/2 xic. De chá de uva passa branca
4 col. De sopa de semente de linhaça
1 xic. De chá de flocos de milho sem açúcar (tipo Corn Flakes)
Modo de preparo; Em uma fôrma, coloque a aveia e leve ao forno preaquecido por 20 minutos, mexendo de vez em quando para dourar por igual. Faça o mesmo com a castanha e o gérmen de trigo, separadamente. Deixe esfriar e misture com a uva passa e os outros ingredientes.
Rendimento: 24 porções







Torta de maçã com All-Bran flakes uvas-passas

INGREDIENTES


  • Massa
  • 200 g Margarina sem sal
  • 1 pacotes Biscoitos de maisena
  • 2 xícaras All-Bran Flakes uvas-passas
  • Recheio
  • 6 maçãs sem casca
  • 100 g uva passas preta
  • 1 colher sopa de amido de milho
  • 1 xícara açúcar
  • Canela em pó a gosto
  • 1 xícara água

Modo de preparo

Para a massa triture os biscoitos no liquidificador, em seguida acrescente o All-Bran Flakes. Mexa com a mão, formando uma farinha grossa. Misture com a margarina derretida aos poucos até obter a consistência de uma massa. Unte uma forma removível e forre o fundo e as laterais com esta massa e asse em fogo médio por 10/15 minutos até dourar. Para o recheio, corte as maçãs em cubinhos bem pequenos, coloque na panela com o açúcar, uva passa e canela em pó. Dilua o amido de milho em água e acrescente à mistura. Cozinhe até as maçãs ficarem macias. Despeje o recheio sobre a massa. Leve para gelar.




Bolo de damasco e passas

 


Bolo de damasco e passas: uma mistura muito gostosa
Foto: Mauro Holanda

Tipo de prato: Sobremesa

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: Fácil

Categoria: Bolo

Ingredientes   

. 1 xícara (chá) de damasco seco picado
. 1 xícara (chá) de uva passa branca
. 100 g de cereal do tipo All-bran
. 1 e 1/4 de xícara (chá) de chá-mate forte e quente
. 5 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
. 1/2 colher (chá) de fermento em pó
. 2 ovos batidos 


Modo de preparo

Ponha o cereal, o damasco, a uva passa e o chá em uma tigela e misture bem. Deixe descansar por 20 minutos. Junte a farinha de trigo, o fermento e os ovos batidos e misture bem. 
Despeje  em uma fôrma  de bolo inglês untada e forrada com papel-manteiga. Alise a superfície com uma faca e leve para assar em forno médio preaquecido até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme e corte em fatias.

Dica: embrulhe as fatias e guarde-as em uma lata com tampa bem ajustada. Duram de 3 a 4 dias e podem ser congeladas.


Todos os ingredientes desta postagem são facilmente encontrados das COOCERQUI de Cerquilho (Centro) e (Nova Cerquilho), em Boituva e Tietê.


Comentários