COOCERQUI - Sorvete




Sorvete (português brasileiro) ou gelado (português europeu) é sobremesa gelada à base de laticínios, com leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes.. Nalguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. A emulsão é batida lentamente durante o arrefecimento, de forma a incorporar ar e prevenir a formação de cristais de gelo de grandes dimensões. O produto final é uma espuma semissólida suave e consistente, facilmente maleável e que pode ser retirada com uma colher.
O significado da expressão "sorvete" ou "gelado" varia consoante o país. A legislação local regulamenta tanto as designações comerciais como a quantidade relativa de ingredientes para cada uma delas. Os produtos alimentares gelados que tenham por base emulsão de gorduras lácteas são normalmente designados por "sorvetes" no Brasil, enquanto que em Portugal se usa o termo "gelado". Em ambos os países, os mesmos termos são usados para designar também uma variedade imensa de produtos gelados, mesmo que sejam feitos à base de água e não de leite. Em Portugal, sorvete designa um tipo específico de gelado alimentar confeccionado a partir de purê de frutas e xarope de açúcar, ao qual não são acrescentadas quaisquer gorduras lácteas. No Brasil, o mesmo tipo de produto é designado por sorbet. O termo é igualmente usado em vários países para distinguir produtos gelados de fruta sem leite ou ovos, como o francês sorbet ou o italiano sorbetto.

História

As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre o imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.




Bolo de sorvete com brigadeiro
Bolo de sorvete com brigadeiro
Ingredientes. 1 lata de leite condensado
. 1 colher de sopa de margarina
. 4 colheres de sopa de chocolate em pó
. 1 xícara de chá de leite
. 1 lata de creme de leite sem soro
. 1 e 1/2 litro de sorvete de creme
. 1 caixa de chocolate Bis picado

Modo de Preparo

Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o chocolate em pó e o leite. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Em uma forma de furo central com 22 cm de diâmetro, coloque metade do sorvete e pressione. Leve ao freezer por 10 minutos. Em seguida despeje o brigadeiro ainda quente e por cima, coloque o restante do sorvete, pressionando mais uma vez. Leve ao freezer por 6 horas ou até o sorvete firmar novamente. Desenforme e cubra com o Bis picado.
Dica: Você pode usar o sorvete de sua preferência.

 

Sorvete Quente

 

fotos/conteudo/2012/08/sorvete-quente-kascao-6PETGS-10-m.jpg
Ingredientes
- Forma de barro (cumbuca)
- 1 pedaço de bolo comum
- 1 colher (sopa) de salada de frutas
- 200 g de suspiro
- 3 bolas de sorvete Kascão de qualquer sabor
- waffer de baunilha
- Cerejas

Modo de Preparo
- O primeiro passo é cortar duas fatias bem finas do bolo e apertá-las na cumbuca, que vai para - freezer por, pelo menos, 15 min.
- A forma deve estar gelada, pois, do contrário, o calor do forno passará para o sorvete e ele derreterá. (a forma de barro, o bolo e a camada de fruta não deixa o calor atingir o sorvete)
- A próxima camada é de salada de frutas. Espalhe bem.
- Coloque agora as bolas de sorvete Kascão da maneira que quiser.
- Decore as bordas com o suspiro. Isso protegerá do calor do forno.
- Leve a forma ao forno pré-aquecido a 300ºC e deixe por 3 min.




Sorvete com brigadeiro em camadas

sorvete-com-brigadeiro-em-camadas-receitas


Ingredientes
8 fatias de pão de forma, sem casca, cortado em cubinhos
1/2 xícara de manteiga
1 kg de sorvete de creme
2 xícaras de brigadeiro
Confeitos de chocolate preto e branco para decorar

Modo de preparo
Em uma assadeira, coloque os cubinhos de pão e, por cima, distribua a manteiga cortada em pedacinhos. Leve ao forno quente (200 ºC), mexendo às vezes, por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Retire e deixe esfriar. Em uma tigela de vidro transparente, monte camadas de sorvete levemente amolecido, brigadeiro e pão torrado, terminando com brigadeiro. Decore com confeitos de chocolate e leve ao freezer até endurecer. Retire 30 minutos antes de servir. Rende de 4 a 6 porções.

Comentários

Postar um comentário