COOCERQUI - Farinha de Arroz Integral





 Farinha de Trigo Integral - Benefícios para a Saúde 
 

As vantagens do trigo para a saúde dependem inteiramente da forma como se come. Essas vantagens serão poucas se a percentagem de trigo utilizada durante  o processo de selecção for de apenas 60%, pois os restantes 40% são apenas farinha; é isto que acontece no processo padrão de seleção nos Estados Unidos, em que os produtos que incluem trigo – pão, massas, biscoitos, bolos e similares – têm apenas 60% do grão original; infelizmente os 40% retirados são os que incluem o farelo e o gérmen de trigo, duas das partes mais ricas em nutrientes.

No processo padrão de fabrico de farinhas, perdem-se mais de metade das vitaminas B1, B2, B3, E, ácido fólico, cálcio, fósforo, zinco, cobre, ferro e fibras.

Com efeito, as mulheres que optam pela ingestão de trigo integral -cereais integrais -, conseguem muito maior equilíbrio a nível de peso e de saúde em geral. O mesmo se passa com o controle da Diabetes 2, em que a ingestão habitual de cereais integrais baixa substancialmente os níveis de risco.

Os cereais integrais são uma fonte muito rica em magnésio; este mineral atua como um coadjuvante para mais de 300 enzimas, incluindo os que estão ligados aos níveis de glicose e de insulina necessários ao bom funcionamento do organismo.



BOLO DE ARROZ INTEGRAL PRIMAVERA, COM MOLHO DE MANJERICÃO - DELICIOSO!!!

 

 Ingredientes:

2 xícaras bem cheias de chá de arroz integral
50g de aveia em flocos – 5 colheres de sopa
½ xícara de leite
2 colheres de sopa de óleo
2 ovos inteiros
Orégano
Molho de pimenta dedo de moça
Sal marinho a gosto
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Farinha de rosca para polvilhar assadeira

Preparação da massa:

Em uma tigela, coloque os ovos, o leite e o óleo. Coloque todo o arroz, vá mexendo e acrescente a aveia. Observe a consistência e se achar necessário, acrescente mais um pouco de aveia, ou mais leite e/ou óleo. A massa tem que ficar numa consistência como a de bolo, ou até um pouco mais firme, pois o arroz sobressai, por ser granulado. Acrescente os temperos, e por último, o fermento. A dosagem dos temperos fica ao seu critério!
Um bom cozinheiro, ou chefe de cozinha, tem que estar sempre experimentado o que está fazendo!!! (reserve a massa).
Unte uma forma ou um pirex com óleo e enfarinhe com farinha de rosca. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180º C. Espete um palito para ver se está assado. Deixe esfriar um pouco, para desenformar.
 
Molho de manjericão para cobertura:

Ingredientes:

200 ml de leite, ou 2 xícaras
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Várias folhas de manjericão
Sal marinho
Azeite 


Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo para engrossar. Se achar que ficou muito denso ou muito líquido, acrescente, ou mais um pouco de leite, ou um pouco mais de farinha. Desenforme o bolo e acrescente o molho ainda quente e sirva.


Panquecas de Massa Integral com Espinafre e Queijo

 Ingredientes:

2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xícara (chá) de leite
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo integral

¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
Recheio:
1 maço de espinafre médio
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
Pimenta e queijo ralado a gosto
1 caixa de molho branco
::Modo de preparo:
Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture bem com um batedor de mão. Numa frigideira, espalhe duas colheres (sopa) da massa e cozinhe em fogo médio até dourar. Vire o disco de massa e deixe que doure o outro lado. Transfira para uma travessa. Repita o procedimento com a massa restante. Reserve.
Recheio: Separe as folhas do espinafre, lave em água corrente e escorra. Coloque as folhas molhadas numa panela, tampe e cozinhe em fogo alto, mexendo de vez em quando, até ficarem macias. Esprema, pique bem e reserve. Refogue a cebola na manteiga, mexendo até ficar macia. Adicione a farinha e, mexendo, cozinhe. Junte o espinafre e os ingredientes restantes (exceto o molho branco). Cozinhe, mexendo até engrossar. Recheie as panquecas. Dobre e disponha em um refratário com o molho branco até dourar. Sirva a seguir.



Comentários

Postar um comentário