COOCERQUI - Nêsperas ou Ameixa



Benefícios das Nêsperas ou Ameixa
 As nêsperas possuem propriedades antiinflamatórias, sendo útil em casos de gastroenterite e para fortalecer o sistema imunológico devido ao seu alto teor de vitamina C. Alguns dos benefícios do consumo das nêsperas são: melhorar o sistema circulatório tem efeito adstringente, é tonificante e diurética, adequada a todas as dietas, pois é pouco calórica, é rica em cálcio e em fósforo, reduz o colesterol, diminui a prisão de ventre devido ao alto teor de fibras, tem efeito protetor das mucosas do estômago e do intestino.
As nêsperas são ricas em betacaroteno, fibra, potássio e vitamina A, fazendo maravilhas nos cabelos, pele e olhos.
Cada 100 gramas de nêspera possui apenas 45 calorias. Elas podem ser consumidas em forma de fruto fresco, suco de fruta ou na confecção de alimentos como tortas, bolos e gelatina de agar-agar.

Bolo de Nêspera 

 ingredientes

  • 5 ovos
  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 2 xícaras e 1/2 de açúcar
  • 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 7 colheres de sopa de leite
  • 10 nêsperas grandes descascadas e cortadas ao meio

Calda

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de água

Modo de preparo

Para preparar a calda, coloque o açúcar em uma panela já aquecida e vá mexendo. Quando derreter, acrescente a água e misture bem para não empelotar. Desligue o fogo quando a calda desgrudar do fundo da panela.
Para preparar a massa, coloque na batedeira os ovos, a manteiga derretida e o açúcar. Bata tudo por cerca de um minuto. Acrescente a farinha. Em seguida, adicione o leite e, por último, coloque o fermento. Bata a massa em velocidade alta por mais três minutos.
Para montar o prato, despeje a calda na forma e espalhe por toda a superfície. Coloque as frutas viradas para cima. Depois, despeje por cima a metade da massa. Coloque as frutas, desta vez, viradas para baixo. Cubra com a massa que sobrou. Leve ao forno e asse por 30 minutos.

Tarte de Nêsperas

Ingredientes

Massa:
250 g de manteiga
250 g de açúcar
2 ovos
500 g de farinha
1 pitada de baunilha em pó
Farinha para polvilhar
Recheio:
7,5 dl de leite
150 g de açúcar
80 g de farinha
3 ovos
4 gemas
1 pitada de sal fino
Cobertura e decoração:
1 kg de nêsperas
Geleia de marmelo de compra
Folhas de hortelã


Preparação
1. Amasse bem a manteiga com o açúcar. Junte-lhes os ovos, um a um, e volte a amassar. Acrescente a farinha misturada com a baunilha em pó e amasse bem todos os ingredientes.
2. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e tenda a massa com a ajuda do rolo de cozinha enfarinhado. Forre a tarteira com a massa e, no final, corte o excesso com o rolo. Reserve.
3. Para o recheio, ferva o leite. À parte, misture os restantes ingredientes e envolva no leite, pouco a pouco. Leve a lume médio, até ferver, mexendo sempre com o batedor de varas. Deixe arrefecer e recheie a tarte com o creme.
4. Descasque as nêsperas, corte-as ao meio e retire os caroços. Disponha as metades de nêspera sobre o creme e, no final, leve a tarte ao forno, a 190º C, durante cerca de 50 minutos.
5. Decorrido o tempo, retire a tarte do calor e deixe arrefecer. Desenforme-a sobre um prato de servir e pincele com a geleia de marmelo aquecida. Decore com folhas de hortelã.

Sugestão
Aproveite as aparas de massa para fazer bolachas. Para isso, tenda a massa sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e com vários corta-massas, de formatos diferentes, molde as bolachas. Disponha-as num tabuleiro polvilhado com um pouco de farinha e leve ao forno a 180º C, até ficarem douradas. Pode servi-las simples ou cobertas com um doce de fruta, a gosto.


 Tarteira
Resumo -  8 pessoa / 1 hora / fácil

 




Chutney de nêsperas e maçã verde

Anacreon de Téos
Ingredientes.
1,5 kg de nêsperas peladas e descaroçadas, cortadas às metades
500g de maçã verde ralada
500g cebolas raladas
100g de uvas-passas
500 ml de vinagre de maçã
2 colheres de sopa de mel
350 g de açúcar
2 colheres de chá de curry
5 paus de canela
1 pitada de cravo em pó
Pimenta-do-reino
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de chá de sal
500 ml de água
1 limão

Preparo
À medida que for pelando as nêsperas, coloque-as numa tigela grande, envolvidas em meio limão espremido para não escurecerem. Pela mesma razão, esprema a outra metade do limão na maçã ralada.
Pique metade das nêsperas e deixe as restantes em metades.

Coloque as nêsperas, a cebola e a maçã numa panela grande. Cubra com a água e deixe ferver 20 minutos. Passado este tempo, adicione as uvas-passas, o açúcar, o mel, os paus de canela, a mostarda, as especiarias, o sal e o vinagre. Deixe ferver em fogo alto durante 30 minutos.
Baixe o fogo e, sempre em fogo baixo, deixar apurar até perder todo o líquido, mexendo de vez em quando.
Deixe esfriar e acondicione em vidros esterilizados para melhor conservação.


Comentários

Postar um comentário