Respingos -





Em 2020 o Brasil poderá chegar a 5ª maior economia do mundo. Para continuar crescendo é preciso de mais gente produzindo eficazmente.
Mestres-de-obras estão reclamando da falta de pedreiro. Os melhores são absorvidos pela construção de prédios sofisticados. Tanto é que caso queira reformar a sua residência, fazer calçada, retocar uma parede, um muro, geralmente vai ter que lidar com profissionais irregulares e menos competentes. São os percalços do crescimento econômico. Pode-se dizer que o mesmo vem acontecendo com marceneiros, eletricistas, encanadores... .

Li que o problema da escassez de prestação de serviço começa na escola. Não damos a importância que deveríamos dar às matérias exatas. E o resultado é um desinteresse maciço por elas. Mais da metade das 402 disciplinas universitárias estão ligadas a engenharia e a outras áreas de exatas. Mas só 1 em cada 5 alunos do ensino superior está cursando algumas delas. Existem mais estudantes de música (5,6 mil) que de engenharia macatrônica (4,5 mil).  Jornalismo goleia engenharia civil por 178 mil a 50 mil. Psicologia 117 mil x 41 engenharia elétrica. Resultado: o Brasil tem hoje 6 engenheiros para cada 1000 trabalhadores. Os EUA, 25.

Nem todos universitários têm um perfil exatamente universitário. Dois terços dos estudantes das classes C (com renda familiar de R$2 mil a R$5 mil) têm entre 26 a 45 anos. É gente que trabalha desde sempre e escolhe o que vai estudar com um olho no mercado de trabalho e outro também. Nisso a preferência tende a ser por curso onde faltam profissionais, justamente os mais técnicos. Enquanto a classe A e B tendem mais para humanas, a C quer exatas.

Claro que a mistura de oportunidades reais com uma nova classe média a fim de pagar caro por elas é um terreno fértil. Fértil para faculdades mequetrefes que visam mais a mensalidade do aluno que o ensino. Cabe, então, ao governo garantir educação que preste – tirando da jogada as instituições que só fingem que ensinam. Porque fingir que o país vai continuar crescendo de um jeito ou de outro não vai dar. Crescer para fazer bonito não adianta nada. Temos que crescer com qualidade. Não é mesmo governantes?  

Obrigado, mil vezes obrigado, por fazer o meu blog acontecer. Fui!

Comentários