COOCERQUI - Soja




Soja


Soja é um grão rico em proteínas cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família da leguminosa, assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. É empregada na alimentação, sobretudo na indústria de óleos comestíveis. A palavra soja vem do japonês shoyu. A soja é originária da China e do Japão.

O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes biodiesel.

Beneficiamento


O processo de beneficiamento da soja inicia-se com o esmagamento dos grãos, no qual basicamente se separa o óleo bruto (aproximadamente 20% do conteúdo do grão) do farelo, utilizado largamente como ração animal.

O óleo bruto passa por um processo de refino até assumir propriedades ideais ao consumo como óleo comestível.

Salada de Soja




Coloco de molho a soja de noite para fazer no outro dia, vou lavando e esfregando bem para retirar o máximo possível da pele, nunca sai tudo. Ai coloco em uma panela com água até cobrir a soja, deixo dar uma fervura, jogo a água fora e coloco outra e deixo ferver até cozinhar, a soja não fica mole igual feijão é um grão mais durinho mesmo, eu deixo cozinhar uns 25 a 30 minutos. Escorro a água e coloco os temperos, eu uso cebola picadinha, tomate sem sementes, azeitonas, cheiro verde, sal, azeite, vinagre, um pouquinho de pimenta do reino moída na hora, mas você pode acrescentar outros temperinhos de sua preferência.







Hambúrguer de Soja



Ingredientes

2 xícaras de PTS granulada seca
1 xícara de aveia em flocos
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho esmagados
2 colheres (sopa) cheias de levedo de cerveja (opcional)
1 xícara de água
Sal a gosto
Óleo

Para empanar:
Água
Pão ralado (farinha de rosca)

Preparo

Numa frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Quando estiver transparente, junte a proteína de soja seca, mexa muito bem e salteie durante uns 3 minutos. Junte a água e deixar levantar fervura. Depois junte a aveia em flocos e vá mexendo até secar. Junte o levedo de cerveja e sal a gosto. Retire da frigideira e coloque numa forma ou sobre uma área para esfriar. Quando estiver numa temperatura suportável, forme uma bola e depois divida em pedaços iguais (se notar que a massa está muito úmida, polvilhe com farinha de trigo). Molde cada um dos pedaços em formato de hambúrguer. Aqueça um pouco de óleo (a altura do óleo não deverá exceder metade do hambúrguer). Enquanto aquece, passe cuidadosamente o hambúrguer em água e depois no pão ralado. Frite em seguida. Ele ficará crocante por fora e macio por dentro.


Massa à Bolonhesa de Soja


Ingredientes
para duas pessoas


150 g de Soja Grossa

1 tomate grande maduro ou 3 colheres de sopa de polpa de tomate

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 cebola

100 ml de vinho branco

8 cogumelos frescos de tamanho pequeno

Pimenta a gosto

Sal

Orégano

Massa Espaguete

Preparação:

Num recipiente, coloque a Soja Grossa a hidratar conforme as instruções da embalagem. Depois de hidratada escorra, pique na picadora e reserve.
Num tacho, leve a refogar a cebola, o alho e o azeite.
Depois da cebola e do alho refogados, sem deixar queimar, acrescente o tomate e os cogumelos partidos em quartos e laminados e deixe apurar um pouco.
Junte a Soja picada e mexa, acrescentando o vinho branco e o orégano, o sal e a pimenta. Deixe apurar ligeiramente, de maneira a que a Soja tome o gosto do molho. Quando verificar que o preparado já está pronto desligue a chama.
Sirva com massa espaguete que cozeu previamente com um pouco de sal.
Se desejar, pode polvilhar com queijo ralado.

Bom Apetite!



Comentários