COOCERQUI - Mel




Mel 




O mel é um alimento geralmente encontrado em estado líquido, viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenados em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.

.O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extrativa e, muitas vezes, de maneira danosas as colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em “colmeias artificiais”. Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colmeia. Com a "domesticação" das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura. Atualmente, além do mel, podemos obter diversos produtos como o pólen apícola, a geleia geral, a apitoxina e a cera. Além da produção e comercialização de rainhas e em alguns casos de enxames e crias.

O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.

Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos: a cera, a geleia real e o própolis.

FOLHADO COM NOZES E CALDA DE MEL 

 1 caixa de massa folhada congelada (300g)  

1 e ½ xícara de chá nozes moídas grosseiramente 


CALDA


1 xícara de chá de açúcar  

½ xícara de chá de mel 

½ xícara de chá de água 

Estenda a massa folhada sobre as costas de uma fôrma levemente untado com manteiga ou molhada com água (1) e cubra com outra fôrma, como um sanduíche. Asse no forno preaquecido até dourar.
Corte a massa ao meio, formando dois quadrados. Em um recipiente ou prato com borda, intercale uma parte da massa.  Divida em 12 porções, sem separá-las completamente.

CALDA


Ferva o açúcar com a água e o mel, até obter o ponto de fio forte. Retire do fogo e regue o doce. Decore com nozes moídas e em metades e aguarde 4 horas para servir.

Assar a massa folhada “prensada” entre fôrmas permite que a massa cresça uniformemente.

Não é aconselhável congelar e descongelar. 

Pavê de frutas com mel

 Leve e delicioso - rende 6 porções



 Ingredientes 
. 2 xícaras de chá de leite
. 3 gemas
. 6 colheres de sopa de farinha de trigo
. 6 colheres de sopa de açúcar
. ¾ de xícara de chá de mel  
. 2 colheres de sopa de manteiga  
. 2 goiabas vermelhas picadas
. 1 maçã grande picada
. 1 manga em cubinhos
. 2 laranjas sem a pele, em gomos cortados ao meio
. 1 xícara de chá de uvas verdes cortadas ao meio
. Mel a gosto para regar 


Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite com as gemas, a farinha e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e misture o mel e a manteiga. Deixe esfriar. 
Em uma tigela, misture as frutas. Divida  metade do creme em seis taças individuais, cubra com metade das frutas, faça outra camada de creme e de frutas e leve à geladeira por 30 minutos. Regue com mel e sirva em seguida.
Nada impede que essa receita seja desenvolvida numa travessa.
Dica: não ferva o mel com o leite para não talhar.



Comentários