Respingos




Telhado Verde 
Se os prédios emergissem do solo os telhados estariam cobertos por camada de terra e plantas. Ao invés disso toda vegetação do terreno são retiradas para erguer prédios. Além disso, são tapados com cobertura impermeável para que jamais dê problema com vazamento. Fotos tiradas por satélite a paisagem de todas as cidades mais parecem deserto ou inferno. Tudo estéril, incandescente, alterando a temperatura, provocando ventanias e nenhuma simpatia com água.

“se pintarmos de branco, algo bem mais simples que um jardim suspenso, os telhados das 100 maiores cidades do mundo, a temperatura global baixaria 1 grau. Equivalendo a retirada de 600 milhões de carro das ruas por 18 anos” diz Thassanee Wanick, do movimento ambientalista brasileiro intitulado Um Grau a Menos.

Quando a chuva cai em telhado normal ela escorre e pelo caminho arrastando tudo o que vem pela frente rompendo esgotos, calçadas, abrindo crateras. Telhado verde, por outro lado absorve e filtra a água e até mesmo armazena para uso posterior.

Arquitetos, engenheiros, construtores, secretários de obra, donos da grana que tal tornar Cerquilho em um dos pioneiros no gênero? Pelo menos, o churrasco na laje teria nova versão.  


Até de repente. Fui!

Comentários