COOCERQUI




Jaca

 



A jaqueira é árvore tropical de grande porte, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.
Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos. Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.  Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo. No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.

Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole). A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.
A jaca é consumida fresca, seca e em conserva. A polpa, que constitui de 25 a 40% do peso da fruta, é usada para o preparo de várias bebidas. Também são usadas para o preparo de doces, geleias e pode ser consumida cozida. Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. Além de ser uma fruta saborosa, a jaca traz benefícios para a saúde. Por ser rica em potássio a reduzir a pressão arterial. É uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, tiamina, niacina, ferro, sódio, cálcio, fibras, fósforo, etc. Rica em fitonutrientes, a jaca pode ajudar a combater o câncer e retardar a degeneração celular. As folhas da jaqueira são úteis para curar a febre, furúnculos e doenças de pele. O látex do fruto é útil no tratamento de faringite.
A jaqueira é uma árvore tropical, que deve ser cultivada em condições adequadas. É adaptada em regiões quentes e úmidas, de clima tropical e semi-árido desde que haja a utilização da irrigação artificial. Necessita de um solo rico, com húmus  fresco e que seja bem drenado.  Se propagada a partir de sementes, que podem ser mantidas até um mês antes do plantio. A germinação requer de 3 a 8 semanas. As mudas devem ser movidas quando não mais de quatro folhas apareceram. Esta espécie pode estar sujeita ao ataque de cochonilhas, pulgões e moscas.

Moqueca de jaca verde.  


2 colheres (sopa) de óleo de dendê
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
3 colheres (sopa) de pimentão verde picado em cubinhos
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado em cubinhos
1 tomate picado em cubinhos
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 pimenta dedo-de-moça vermelha picada
1 colher (chá) de sal ou a gosto
2 xícaras de jaca verde cozida e fatiada
1 xícara de leite de coco
Suco e limão e coentro ou chicória a gosto.
Numa panela de barro, coloque o óleo de dendê e doure o alho e a cebola. Junte o pimentão e o tomate e mexa. Em seguida, junte o coentro, a pimenta, o sal e a jaca verde cozida*. Misture bem e deixe cozinhar brevemente ou até que fique bem quente. Junte o leite de coco e deixe ferver. Prove e corrija o sal e corrija se necessário. Junte umas gotas de limão e mais um pouco de coentro picado para finalizar. Sirva com arroz


* Retire os caroços da jaca, corte em fatias e reserve.

 Rende: 4 porções




Doce de Jaca (Compota) 

 


INGREDIENTES:
- 300g de jaca dura
- 1 xícara de água
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar
- suco de 1 limão
- 2 pedaços de canela em pau
- 1 colher de chá de cravos da índia


PREPARO:
Faça com o açúcar e a água uma calda rala, junte a canela, o cravo o suco do limão e os gomos de jaca.


Deixe cozinhar em fogo brando até que a jaca fique bem passada pela calda e bem macia. (Foram 40 min. de cozimento aqui em casa)
Retire do fogo, deixe esfriar, passe para um vidro ou recipiente de louça.  







Comentários