COOCERQUI - Vinho



Vinho

  Desvende os diferentes tipos de vinho


Existem cinco tipos distintos de vinhos: os vinhos tintos, os brancos, os roses, os espumantes, e os vinhos fortificados. Conheça cada um deles e suas variações!



VINHOS FINOS SECOS 



Tintos

São elaborados com uvas tintas. No entanto, alguns vinhos tintos de corte podem ter na mistura uma pequena parcela de uva branca. As principais uvas tintas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Tempranillo, Malbec, Carmenère e Touriga Nacional. Em geral, harmonizam com carne vermelha, risotos, massas e queijos em geral.

Brancos

Os principais vinhos brancos são elaborados com as uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Torrontés, Moscato, Viognier, Verdejo e Pinot Grigio. Harmonizam com peixes, carnes brancas (frango e porco), frutos do mar e a maioria dos queijos e saladas.


Rosé

Ao contrário do que muitos pensam, vinho rosé não é a mistura do tinto com o branco. Atualmente, são elaborados com uvas tintas e a cor rosada é alcançada porque a casca da uva fica pouco tempo em contato com o mosto (uva amassada ou macerada) em comparação com um tinto. Dessa forma, a bebida fica com um aspecto rosado. A principal característica do vinho rosé é a união da refrescância do vinho branco e o sabor e estrutura do vinho tinto. O resultado é um vinho que vai bem com carnes brancas, peixes, frutos do mar, saladas e petiscos.

 Espumantes

O charme e a elegância dos vinhos são representados pelos espumantes, lembrando que o termo “champanhe” é usado apenas para os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, na França. Esses vinhos são feitos em sua maioria com uvas brancas e também com parcelas da uva tinta Pinot Noir. Para que essa bebida apresente suas borbulhas (ou perlage) é adicionado gás carbônico. Os grandes espumantes têm a segunda fermentação na garrafa em contato com leveduras. Já os mais simples têm apenas uma fermentação em cubas de inox. Além dos espumantes franceses, há os prosecos italianos, os cavas espanhóis e os espumantes brasileiros, que estão conquistando o mundo com sua qualidade. Harmonizam com peixes, ensopados, frutos do mar, petiscos em geral e saladas.


 

Quem pensa que o vinho só combina com frio é puro engano. Segundo entendidos, o vinho não foi feito para esquentar. O que esquenta é o álcool. Então, qualquer bebida com álcool esquenta. Quanto mais álcool na bebida, mais ela esquentará nosso corpo. Apenas para lembrar, uma caipirinha tem mais álcool que uma taça de vinho; duas latinhas de cerveja também. Então, vamos tomar vinho que é bom para a saúde e de bom gosto. Organize a sua adega em sua casa para esse inverno e para o verão também. Experimente vinhos de boa qualidade, facilmente encontrados nas Coocerqui de Cerquilho, Boituva e Tiete, com azeitonas verdes  e amêndoas tostadas e bem salgadinhas ou camarões de qualquer tamanho.
Acredite, a sugestão é ótima. Acredite, a sugestão é ótima.




Dicas

Saiba o tempo ideal para armazenar um vinho

Armazenar vinho
Você comprou aquele vinho incrível e caríssimo e depois disso só basta abrir a garrafa que o sabor será perfeito? Vá com calma, pois degustar um vinho não é tão simples assim. Alguns tipos de vinhos precisam ser envelhecidos durante certo tempo para que os aromas e sabores sejam desenvolvidos de maneira perfeita.
Se você ficou interessado no assunto, mas não sabe qual é o tempo ideal para armazenar um vinho, continue lendo e saiba tudo sobre o tema agora mesmo.

Tempo de armazenamento

Diferente do que muitas pessoas imaginam, nem todos os vinhos são capazes de melhorar com o tempo de envelhecimento. Se a sua escolha foi um vinho mais barato, certamente anos de armazenamento não são indicados, pois eles não vão interferir nas características da bebida.
No caso dos vinhos tintos o tempo ideal de armazenamento gira em torno de 2 a 10 anos, dependendo do tanino, do ácido e do equilíbrio do açúcar. A grande parte dos vinhos brancos levam uma média de 3 anos até atingirem a sua fase de evolução, mas existem algumas opções mais refinadas como o Chardonnay que chega a ser envelhecido pelos apreciadores por mais de 20 anos.

Dicas para armazenamento
Deixe as garrafas armazenadas longe da exposição à luz, pois a luz solar e as lâmpadas alteram muito o aroma do vinho.
Deixe as garrafas de vinho armazenas em posição horizontal. Quando as garrafas são deixadas durante um longo período em posição vertical, elas podem deixar as rolhas ressecadas e assim o ar acaba oxidando o vinho na maioria das vezes. A dica para verificar se há algum sedimento é deixar a garrafa com o seu rótulo virado sempre pra cima, assim você identificará com mais facilidade.
Manter a temperatura certa é ideal, pois os processos de envelhecimento mais longo precisam de temperaturas específicas, sejam elas mais trabalhadas como as adegas climatizadas ou improvisadas com diversas ideias utilizadas por apreciadores de vinho do mundo.





 

  

Comentários