COOCERQUI - Brócolis




Brócolis 


No Brasil, o brócolis puro, originário do norte do Mediterrâneo e conhecido como brócolis-americano por ter vindo dos Estados Unidos, lá originalmente introduzidos por imigrantes italianos, é menos comum e mais caro. Predomina o brocollini, um cruzamento do brócolis europeu com o brócolis chinês ou kai lan, que possui talos consumíveis por serem muito mais tenros.

Lá conhecido por "ramoso", assim chamado porque produz ramas em abundância, que são pedúnculos florais longos. Os produtores colhem estas ramas que são vendidas em maços, e há rebrotação de mais ramas nas plantas, possibilitando colheitas continuas por um determinado período. As variedades mais conhecidas de brocollini brasileiro são o ramoso santana de inverno, e o ramoso piracicaba de verão.
Um grupo diferente que apareceu depois, e que é usado bastante em pratos congelados, é o aforacitado brócolis-americano ou brócolis-de-cabeça, chamado assim porque o que se colhe é uma cabeça, como a de uma couve-flor. O produtor faz uma colheita única na planta, e a produção é dirigida principalmente para processamento. As fotos que ilustram receitas culinárias normalmente são estes brócolis de variedade pura.

Salada com Brócolis

 



Ingredientes
½ pé de alface romana
350g de peito de frango cozido e desfiado
1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço
2 xícaras de chá de palmito cortado em rodelas
4 xícaras de chá de brócolis cozido
1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal, orégano e manjericão fresco a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o frango em um pouco de água temperada com sal e orégano. Desfie e refogue no azeite.
Depois de frio, misture com as azeitonas, o palmito, o brócolis e o pimentão.
Em uma vasilha, coloque as folhas de alface romana e acrescente a mistura dos demais ingredientes.
Salpique algumas folhas de manjericão e sirva.
Rendimento: 6 porções


Macarrão com Brócolis e Bacon

 


Essa receita é fácil de fazer. É só preparar um creminho branco com cebola ralada, manteiga, farinha de trigo, sal, noz-moscada e leite.
Cozinhar o brócolis por 5 minutos em água fervente com um  tablete de caldo de legumes. Depois retirar o brócolis e cozinhar macarrão na mesma água. Escorrer o macarrão e envolver no creme branco.
Cortar o bacon (super magro) e refogar em azeite e bastante alho. Agregar o brócolis. Espalhar a mistura por cima do macarrão, ralar parmesão e levar por uns minutinhos ao forno. Rápido e tudo de bom.

Brócolis gratinado

 
Ingredientes
1 brócolis
1 caldo de carne
3 colheres de margarina
2 colheres de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
100 g de mussarela
Farinha de rosca para gratinar

Modo de Preparo

  1. Coloque o brócolis para cozinhar com caldo de carne e reserve
  2. Faça o molho branco da seguinte forma coloque margarina na panela, dissolva aos poucos a farinha e coloque o leite devagar até engrossar, sem deixar embolar
  3. Coloque em uma travessa intercalando com o brócolis e a mussarela, por ultímo coloque o restante de molho e espalhe a farinha de rosca, leve para gratinar e sirva.
¨Todos os ingredientes das receitas são facilmente encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê. O brócolis está verde-musgo saudável e tentador.


 

Comentários