COOCERQUI




Pitaya
 



Muito comum no México, a fruta também é cultivada no Brasil.
Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, a pitaya tem leve sabor adocicado, que lembra o do kiwi. Com ação termogênica e apenas 50 calorias em cada 100 g, a fruta é ótima aliada do emagrecimento. Isso porque é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon, capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia. E, ainda é rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Zero fome

Como se não bastasse ser magrinha, a pitaya ainda faz com que você se sinta saciada por mais tempo. O agente amigo, novamente, é o glucagon. Como ele absorve o açúcar do organismo e o transforma em energia, o cérebro entende que o corpo está alimentado, atrasando o alerta da fome. A tiramina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces. Quer sobremesa melhor?

Comprar e guardar
Muito comum no México, a fruta, que também é cultivada no Brasil (principalmente no estado de São Paulo), deve ser escolhida com alguns cuidados. "Opte pela pitaya com coloração acentuada e casca sem lesões", Como conservar? Fechada, ela dura algumas semanas, depois de aberta, consuma em, no máximo, dois dias. A polpa fresca ou congelada pode ser utilizada no preparo de várias delícias, como geléias, sorvetes, iogurtes, compotas, tortas, doces e sucos.

 






Sorvete de Pitaya

 

  • 2 xícaras (chá) de polpa de pitaya
  • 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
  • 1 xícara (chá) de creme de leite light
  • 4 claras
INGREDIENTES DA CALDA:
  • 1/2 xícara (chá) de polpa de pitaya
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (sopa) de adoçante em pó
  • 1 colher (chá) de amido de milho
MODO DE PREPARO:
  • Misture os ingredientes e coloque em uma vasilha com tampa. Leve ao freezer por cerca de 2 horas. Bata com uma batedeira e volte ao freezer até a hora de servir. Para a calda, misture os ingredientes e leve ao fogo até engrossar.
Sirva com o sorvete.



Caipiríssima

 

Polpa de pitaya, Vodka, adoçante e gelo.

Caipirinha

Polpa de pitaya, Aguardente, adoçante e gelo.

Suco

Polpa de pitaya, água, gelo e adoçante a gosto.

Nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê você encontra essa maravilha de cores vibrantes. 


Comentários