COOCERQUI




Amaranto 

 

 

Como a quinoa, o amaranto foi selecionado pela NASA para alimentar os astronautas devido ao seu alto valor nutritivo, por seu aproveitamento integral, por sua facilidade de cultivo e seu rápido crescimento, mesmo em condições adversas. Foi descrito pela NASA como uma cultura CELSS (Controlled Ecological Life Support System) ou seja, a planta elimina dióxido de carbono na atmosfera e, ao mesmo tempo, gera alimentos, água e oxigênio para os astronautas.Por isso o amaranto passou a ser cultivado em viagens espaciais desde 1985. Conhecido como o feijão dos Andes, o amaranto possui aproximadamente 16 % de proteínas, uma percentagem superior aos tradicionais cereais como milho, arroz e trigo.

 

No entanto, a sua importância não reside na quantidade, mas na qualidade da sua proteína que é de alto valor biológico. O amaranto é comparável ao valor nutricional do leite, tornando-se ideal para crianças e mulheres em fase de gestação e lactação. O grão amaranto não contem glúten, por isso é um alimento adequado para celíacos.

 

O amaranto é rico em cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo e vitamina A e C e possui uma elevada quantidade de fibras. Ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue e a manter níveis adequados do colesterol com (HDL). Pesquisas recentes comprovaram que o Amaranto ajuda na redução do apetite, contribuindo para a perda de peso.

 

Salada de Amaranto e berinjela

 Ingredientes (para um tabuleiro grande)

1 pimentão vermelho e 1 amarelo grandes, cortados em pedaços grandes

1 cebola grande ralada

1 cabeça de alho socado

Azeitonas pretas e verdes, sem caroço, cortadas (à vontade)

Cheiro verde bem picadinho (à vontade)

3 tomates com pele, sem sementes, cortados em cubos grandes

Azeite, sal, vinagre de maçã, pimenta-do-reino e demais especiarias que gostar

3 berinjela médias, cortadas em cubos grandes, com casca e sementes (último ingrediente a ser cortado, para não ficarem pretas).

Modo de Fazer

Corte todos os ingredientes (explicados acima) sem rigor de tamanho, só não podem ser muito pequenos porque virar pasta e não salada.

Junte tudo num tabuleiro ou Pireu, misture, regue fartamente com azeite e vinagre, coloque o sal e demais especiarias a gosto.

Coloque no forno recém-aceso e acompanhe o cozimento mexendo algumas vezes, para não tostar um lado só. Se ficar muito seca, acrescente mais um pouco de azeite e vinagre.

O aroma, o paladar e a textura indicarão quando desligar o forno (fica mais ou menos umas duas horas). A berinjela deverá estar murcha, macia e escura.

Coloque, depois de esfriar, em recipiente bem limpo com tampa, acrescente mais azeite e vinagre, caso esteja seca e siga seu paladar para torná-la mais ou menos picante e salgada.

Coma, de preferência, no dia seguinte. Quanto mais tempo passar, melhor ela fica (o sabor fica mais apurado).

Sobre torradinhas ou com pão árabe não há que resista.

 

Suco de frutas com amaranto

 

Ingredientes

- 200ml de água de coco

- 1 rodela de abacaxi, de preferência orgânico

- 1 fatia fina de melão, de preferência orgânico

- ½ pêra, de preferência orgânica

- 2 colheres (sopa) de amaranto em flocos

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

O amaranto é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, vitamina C e provitamina A, além dos minerais: potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Fonte de fibras e substância antioxidante.

Rendimento: 02 porções

Valor calórico por porção: 56 calorias

 Flan de amaranto e maçãs – uma receita saudável.

 Ingredientes 50 g de sementes de amaranto/ 150g de açúcar orgânico/  2 xícaras de leite/  2 maçãs/  1 colher de sopa de açúcar mascavo/  4 ovos/  1 xícara de açúcar para o caramelo

 Modo de fazer Esquente o forno a 250°C Derreta o açúcar em uma panela e com o caramelo unte forminhas individuais ou uma forma grande. Descasque as maças e rale. Coloque em uma panela com o açúcar mascavo e cozinhe até que estejam macias. Reserve. Coloque as sementes de amaranto em uma frigideira e a fogo suave e espere que estourem como pipoca. Como na pipoca de milho algumas irão estourar outras não e ficarão torradinhas, mesmo assim podem ser usadas. Bata os ovos e acrescente o leite aos poucos, sempre batendo junte o açúcar as maças cozidas e o amaranto estufado Coloque a mistura nas forminhas untadas com caramelo ou em uma forma grande e leve ao forno em banho Maria. Asse por 45 minutos ou até que coloque um palito no centro e saia limpo Retire do orno deixe esfriar e leve a geladeira desenforme e sirva se quiser acompanhe com uma colher de iogurte natural adoçado com mel. 

Todos os ingredientes são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê. 


Comentários