COOCERQUI




Cacau em pó

 

De acordo com as lendas Maias e Astecas o cacau foi descoberto pelos deuses em uma montanha. Acredita-se que o cacau surgiu ao pé dos Andes, na Amazônia e na América do Sul. O grão de cacau é rico em vitaminas: A, B1, B2, B3, C, E e ácido fólico, minerais: magnésio, cálcio, ferro, zinco, potássio, cobre e manganê  O cacau em pó pode ser utilizado em bolos, cookies, massas em geral, sobremesas e até adicionado ao leite sendo muito mais saudável, experimente!
 Você sabia?
Que se deve aos Ingleses a confecção do “chocolate quente” (cacau quente com leite) o que tornou a bebida mais conhecida e deliciosa.
Curiosidades
Para preparar o chocolate os Astecas colhiam os frutos das árvores de cacau partindo e expondo-os ao sol.
As transformações acerca do chocolate são feitas nos Estado Unidos, e na Europa (Suíça, Alemanha, Inglaterra, França e Holanda), onde se encontram os principais mercados consumidores.

Ainda na série "Outros produtos de chocolate", vamos falar sobre o cacau em pó. O cacau em pó é produzido com a retirada de quase toda a manteiga de cacau da massa de cacau, através da prensagem. Em seu estado ainda não processado, o cacau em pó tem uma cor avermelhada e nível de pH relativamente baixo, resultando em um sabor azedo ou ácido. A versão vendida nas lojas é alcalina, de sabor mais suave  e coloração marrom avermelhada.  O cacau em pó de boa qualidade não possui adição de açúcar nem componentes artificiais.

Nutritivo, o cacau em pó é rico em proteínas e em cálcio e fonte de ferro. Fica ótimo em bolos, pudins, mousses, brigadeiros, no leite, ou como você inventar.

Torta gelada de caramelo e chocolate amargo

 



Para 12 tortas (forminhas individuais c/ fundo removível)


Ingredientes
250 gramas de biscoito negresco triturado
100 gramas de manteiga
200 gramas de chocolate amargo
200 gramas de creme de leite
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 latas de leite condensado
200 gramas de xerém de castanha de caju (castanha de caju triturada bem pequena)
100 gramas de açúcar

Como fazer a base
Misture a manteiga com o biscoito até formar uma “farofa” e divida por igual no fundo das forminhas. Com as costas de uma colher, amasse o biscoito até compactar. Leve a geladeira.
Como fazer o recheio
Coloque o Xerém de castanha com o açúcar em uma panela em fogo baixo, até que forme um caramelo seco. Mexa sempre. Adicione o leite condensado e mexa até formar ponto de brigadeiro. Deixe esfriar um pouco e recheie cada torta, deixando espaço para a cobertura de chocolate
Como fazer a cobertura
Derreta o chocolate amargo com o creme de leite e uma colher do cacau em pó. Cubra cada torta alisando com uma espátula. Deixar no mínimo por 3 horas na geladeira. Desinformar antes de servir e polvilhar o resto do cacau com uma peneira.


Bolo Prestígio

Ingredientes:



Ingredientes:

Massa:
4 ovos
2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) chocolate em pó ( usei 1/2 de chocolate e 1/2 de cacau em pó)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e depois o açúcar. Bata bem e vá acrescentando a farinha, o chocolate em pó e o leite. Por último coloque o fermento em pó. Leve ao forno para assar.
Recheio:
8 colheres de açúcar
1/2 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado ( usei em flocos)
1 xícara (chá) de leite
Misture tudo
Cobertura:
1/2 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa ) de margarina
Leve ao fogo para ferver.
ou
200g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
200g de creme de leite
Aqueça o creme de leite e junte o chocolate picado, mexa até ficar homogêneo.
Montagem:
Divida o bolo ao meio, coloque o recheio, tampe com a outra metade de bolo e cubra com a cobertura.
Decore a gosto.



Nas prateleiras das COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê é encontrada uma infinidade de opções de cacau em pó, todos de ótimas qualidade.





Comentários