COOCERQUI





Ricota

 O país de origem é a Itália, da região de Piemonte e Lombardia. O leite utilizado é o de vaca, ovelha ou cabra. 

O requeijão (português europeu) ou ricota (português brasileiro), italiano, ricotta é derivado de queijo de massa mole, fresco e baixo teor de gordura. Não é um queijo propriamente dito, uma vez que é preparado com o soro, e não o coalho.

Sua produção, ao contrário da maioria dos queijos, é feita não a partir de leite, mas a partir do soro de queijo, o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soro-proteínas, que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais.
Pela legislação brasileira e portuguesa é permitido adicionar parte de leite ao soro para aumentar o rendimento da fabricação.

Diferenças linguísticas

Em Portugal, o ricota chama-se requeijão, nome dado à massa comestível, formada a partir do soro do leite obtido quando do fabrico do queijo e que é novamente sujeito à ação do calor. Tradicionalmente o requeijão é um subproduto da fabricação do queijo de ovelha, sendo adicionado ao soro, até ao máximo de 18%, em volume, de leite de ovelha ou de cabra. Em algumas regiões do Paraná também se usa esse nome, principalmente para a forma granulada, feita artesanalmente, e vendida em pacotes ou a granel.




Wrapp de ricota
 

Ingredientes
2 folhas de pão árabe
400 gramas de ricota
1 cenoura ralada grossa
½ cebola picada
Sal
Pimenta
200 gramas de peito de peru defumado
Cebolinha picada
Fondor
Orégano fresco (ou seco)
Alface
Azeite
Tomatinhos cerejas para decorar

Como Fazer
Amasse a ricota, junte a cenoura ralada, a cebola, o peito de peru picado, a cebolinha. Tempere com o fondor, o sal, a pimenta, o azeite.

Misture tudo e reserve. Abra uma folha de pão sobre um pano de prato, cubra-a com folhas de alface. Por cima espalhe o creme de ricota.

Enrole com a ajuda de um pano de prato apertando bem. Deixe descansar por 15 minutos. Corte em fatias na diagonal e prenda com palitos. Leve ao forno em assadeira untada por 10 minutos. Retire do forno e decore com um tomatinho cereja. Sirva imediatamente.


PINGADO DE SARDINHA E ESPINAFRE COM RICOTA


Ingredientes :  ¼  de xícara de açúcar

1 xícara de óleo

1 xícara de folhas de espinafre cozido (pode usar 1 pacote de congelado)

1 xícara de leite

½ xícara de queijo parmesão ralado

2 e ½  xícaras de farinha de trigo com fermento (controlar massa)

3 ovos

Recheio : 2 latas de sardinha (amassadas com o garfo e com seu molho )

2 ovos cozidos e picados

4 colheres (de sopa) de azeitonas fatiadas

1/2 ricota amassada com o garfo

Modo de preparar: Misture os ingredientes do recheio e reserve .  Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa menos a farinha de trigo  a farinha de trigo deve ser acrescentada aos poucos em uma tigela,  massa bem macia , como de bolo. Em forminhas de empadas untadas , coloque uma colher de massa, recheio  e massa. Polvilhe parmesão e leve ao forno, temperatura média/baixa para dourar. Rende : 20  unidades. Tempo de preparo : 40 minutos. 

Comentários