COOCERQUI

Couve








A couve é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, da qual fazem parte mais de 3.000 espécies, entre elas o repolho, a mostarda, o rabanete e o nabo. Nativa da Europa e introduzida no Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses, a couve se tornou uma das hortaliças mais consumidas e apreciadas em nosso país.



Caracterizada por possuir longas folhas comestíveis de formato oblongo e ondulado, que podem ser encontradas em tons de verde claro, verde escuro e até mesmo verde azulado, com limbo de aspecto frisado ou crespo, as couves são cultivadas por serem consideradas um alimento altamente nutritivo e cheio de propriedades medicinais.
Rica em vitamina A, B6, C, K  e cheia de minerais como o cálcio e ferro a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Ela possui ação vermífugo, ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma e bronquite e, possui ação laxativa. Além de tudo, a couve possui alguns compostos como os fenólicos que segundo pesquisas, tem sido eficaz em diminuir a multiplicação de células cancerígenas. Por ser pobre em calorias (100 gramas contém 25 kcal), a couve pode estar presente em dietas de restrição calóricas, cujo objetivo é emagrecer. No entanto, as couves podem causar flatulências ou gases em alguns indivíduos.


Muito apreciada na culinária, as couves compõe diversos pratos típicos. Estão presentes em saladas, refogados, sucos, como também em diversas receitas tais como sopas, caldos, molhos, recheios, entre outras. Quando consumidas cruas, como nas saladas, as couves devem ser devidamente limpas, a fim de remover quaisquer microrganismos causadores de doenças que estejam ali. Para os que preferem cozinhá-la e refogá-la, o ideal é que ela fique menos tempo possível no fogo, em torno de 30 segundos, pois a couve tende a ficar muito escura e com um sabor desagradável quando expostas muito tempo sob o calor do fogo. E este tempo de 30 segundos não altera muito suas propriedades nutritivas e medicinais. Para manter a couve em ótimas condições até que se possa consumi-las o ideal e guardá-las na geladeira, em um saco plástico contendo alguns furos.

Caldo verde 

 

Pode ser servido em pratos fundos ou em pão italiano, como na foto.

Ingredientes:
1 kg de batata
1/2 kg de calabresa defumada
250 g de bacon
3 colheres de sopa de óleo
2 cubos de caldo de bacon
1 cebola pequena
4 dentes de alho
1 molho de coentro
1 porção de couve (cortado bem fininho)
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Descasque as batatas e leve para cozinhar. Corte em cubinhos a calabresa e o bacon. Pique todos os temperos (separadamente). Frite a calabresa (reserve). Frite o bacon (reserve). Quando as batatas estiverem cozidas, bata com água no liquidificador até formar um caldo grosso (reserve). Aqueça o óleo, frite a cebola, acrescente o alho, logo após os cubinhos de bacon e a pimenta cominho. Despeje o caldo batido (batata) na panela do recheio e acrescente a calabresa e o bacon (fritos). Mexa o caldo para não grudar na panela. Quando ferver acrescente o sal (a gosto), o coentro e o couve.


Charutinho com Folha de Couve 

 


As folhas de uva ou de repolho branco são bastante utilizadas para quem gosta da comida árabe. A folha de uva é muito difícil de encontrar. Daí a adaptação. Lance mão da folha de couve. É barato, fácil de manusear e tem em qualquer mercado.

Ingredientes:

- 1 maço de couve
- 300g de patinho moído
- 3/4 de xícara (chá) de arroz (cru, hein)
- 1 colher (sobremesa) de pimenta síria
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1 colher (café) de pimenta calabresa
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 cebola (opcional)
- 1 dente de alho (opcional)
- sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:
O processo é o mesmo dos tradicionais charutinhos. 

Para o recheio, misture a carne moída, o arroz, molho inglês, sal e as pimentas. Posicione o recheio sobre um pedaço de couve. Para a folha de couve ficar mais maleável basta passá-las por alguns segundo em água fervendo. 



Sobrou couve? Sem problemas. Pique o talo em rodelinhas, cozinhe em pouca água. Quando estiver quase secando junte as folhas cortadas em tiras. Acrescente margarina ou manteiga e sal. Deixe refogar por alguns minutos em fogo baixo e delicie-se!  


Todos os ingredientes são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê.
As receitas foram testadas e aprovadas. 


Comentários