COOCERQUI



"Túnel" temático de Páscoa na COOCERQUI. Ovos, coelhos, colomba, bombons...




Colomba Pascal

A Colomba é alimentação muito presente na Páscoa.
O sabor é suave e de preparação delicada. O gosto é diferenciado do Panetone, um, pão de receita semelhante, natalino, pelo uso mais acentuado de cascas de laranja cristalizadas, que substituem as uvas passas de seu irmão. A receita contém mais manteiga e ovos e pode receber cobertura de glacê, amêndoas ou ainda chocolate aromatizado, apresentando decorações requintadas.
Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a colomba pascal. Ao norte da Itália, na Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos lombardos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e a sensível ideia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo.
A pomba ou colomba pascal, um pão doce e enfeitado com a forma de ave, é um símbolo cristão. A forma de pomba era utilizada muito frequentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus - especialmente na Itália - no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa.
Nos últimos anos, a Colomba Pascal já é encontrada a venda no Brasil e começa a se tornar tradição nas manhas de páscoa, assim como o panetone no natal.

As COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê estão com muitos metros quadrados de produtos temáticos da Páscoa. Passar pelo “túnel” lotadinho de formas, cores, sabores, mais o perfume característico, além de divertido é entrar automaticamente no clima pasqualino. Vale a pena dar uma chegadinha e conferir a variações de produtos, com ofertas para todos os bolsos. 






Comentários