COOCERQUI

Cacau - a origem...





Chocolate
 
O chocolate é alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A origem remonta às civilizações pré-colombiana da América Central. A partir dos Descobrimentos foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, em função das necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônia americanas de China tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.

O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América.. O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza.. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma sólida. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó,  as barras, os ovos, os bombons e o líquido,  como achocolatado ou chocolate quente.. Além de ser consumido puro é também ingrediente de grande número de alimentos como bolos, tortas, biscoitos, mousses, sorvetes e outros doces.
 Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana. Contudo, o mesmo não se aplica a diversos animais domésticos, para os quais pode chegar a ser tóxico.



Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário católico, época em que os cristãos celebram a paixão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data tem início no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. As festividades são comemoradas na Semana Santa, durante este período há várias celebrações que relembram os caminhos percorridos por Jesus Cristo antes de ele ser crucificado.




A ressurreição de Cristo é o mais respeitável na fé cristã, pois ele prova que a morte não é o fim da vida e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. Durante o domingo de Páscoa a Igreja celebra diversas missas festivas. Neste período os católicos se dedicam a uma vida nova, com mais amor ao próximo.




Bolo de chocolate

  Ingredientes

Massa:
4 ovos
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1 xícara de leite
Calda:
2 colheres de sopa de manteiga
7 colheres de sopa de chocolate em pó
2 latas de creme de leite com soro
3 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Massa:
  1. Bata todos os ingredientes por 5 minutos (menos o fermento)
  2. Adicione o fermento e misture com uma espátula delicadamente
  3. Coloque em uma forma untada e asse por 40 minutos
Calda:
  1. Aqueça a manteiga e misture o chocolate em pó até que esteja homogêneo
  2. Acrescente o creme de leite e misture bem
  3. Desligue o fogo e acrescente o açúcar 

Todas as delícias da Páscoa são encontradas nas Coocerqui de Cerquilho, Boituva e Tietê. Hummmmmmmm!
 

Comentários