Respingos




Enquanto houver impunidade, corrupção, descaso ao povo, fatos como este, em Santa Maria, RG que deixou tantas famílias enlutadas, irão acontecer. Fiscais que não fiscalizam, responsáveis que trocam vidas por moedas, prisioneiros sustentados pelo povo nos presídios, esses conjuntos musicais que não têm limite para mostrar que são os bambam da pirotecnia, da extravagância...

A população de qualquer cidade deve estar ciente e atenta que só é permitida a realização de eventos em locais com alvará de funcionamento e auto de vistoria, não só do Corpo de Bombeiros, mas também da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Siedi)  Estas são as condições básicas para que um empresário inicie o processo de autorização, além disso, a renovação deve ser feita anualmente.

Ainda de acordo com a Administração Municipal, quando o local precisa ser adaptado, com a montagem de um palco, por exemplo, é necessária a apresentação de laudo garantindo, entre outras coisas, que as saídas de emergência estarão livres e em pontos de fácil acesso. Para eventos de curta permanência, a exemplo de circos, é exigido o CCT (Certificado de Conformidade Técnica) e também é feita vistoria pelos técnicos da Prefeitura.

E mesmo cumprindo todas essas exigências, esses eventos ainda ficam sujeitos a fiscalizações. Esse trabalho, segundo a Administração Municipal, é feito por forças-tarefa, que reúnem Polícia Militar e órgãos da Prefeitura. As blitze são definidas de acordo com o índice de reclamações que chegam à Ouvidoria. Há também vistorias periódicas realizadas por técnicos do Município.

Senhores país, antes dos filhos saírem para as baladas, não custa nada dar espiadelas no local para verificações. Nunca se esqueçam que as tragédias não marcam hora... 

Até a próxima edição. Fui! 

Comentários