COOCERQUI



Atum 
O atum é uma espécie de peixe mais importante do ponto vista pesqueiro. São peixes que vivem nas regiões tropicais e sububtropicais de todos os oceanos. Apresenta o corpo alongado, fusiforme, boca grande e alongada, duas barbatanas dorsais bem separadas e ajustáveis a um sulco no dorso, seguidas por grupos de lepidotríquias (também na região ventral).  A barbatana caudal é bifurcada e, no seu pedúnculo ostenta duas quilhas de queratina.
Os atuns e espécies vizinhas têm um sistema vascular  especializado em trocas de calor, podendo elevar a temperatura do corpo acima da da água onde nadam - são endotérmino. Por esta razão, são grandes nadadores, podendo realizar migrações ao longo dum oceano. Um atum pode nadar até 170 km num único dia. Normalmente formam cardumes só de peixes da mesma idade. São predadores ativos. Do ponto de vista da reprodução, são dióticos e não mostram, não mostram dimorfismo sexual. As fêmeas produzem grandes quantidades de ovos planctônicos que se desenvolvem em larvas pelágicas.

ATUM E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Atum, contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3, benéfico para o coração, para o melhor desempenho neurais e articulações. Esses ácidos graxos também ajudam na prevenção de doenças como a trombose e a aterosclerose, também melhoram as funções cerebrais de pessoas na idade adulta e reduzem o risco de doenças mentais e doenças degenerativas na terceira idade. Comer uma porção de atum pelo menos 3 vezes por semana, ajuda a reduzir a pressão arterial e regula os níveis de colesterol no sangue.


O atum é um alimento saudável e nutritivo, rico em proteínas e pobre em gordura e calorias. Dentre os nutrientes essenciais que ele contém são: cálcio, niacina, vitaminas A, B e D e ácidos Omega 3.
As proteínas dos peixes, pertencentes ao grupo dos azuis, como os de outros peixes, é facilmente digerido e metabolizado com grande eficiência. Uma lata de 140 gramas de atum pode fornecer um terço da dose diária recomendada porção de proteína e 40% da dose diária recomendada de vitamina B12.

Salada russa com atum 

  Ingredientes:

4 batatas cortadas em cubos pequenos
1 cenoura cortada em cubos pequenos
1 xícara de chá de ervilhas
1 xícara de chá de vagem cortado em pedaços pequenos
4 ovos cozidos e picados
2 latas pequenas de atum esmigalhado
12 unidades de kani kama cortados em pedaços pequenos

Preparo:
O primeiro passo é cozinhar tiodas as verduras em água e sal. Quando estiverem cozidas escorrer e arrumar em prato amplo.
Em seguida colocar por cima os pedaços de kani kama.
Em cima do kani kama espalhamos o atum picado...
...E por último os ovos.
A maioneze pode ser servida individualmente.
Dicas:
Podemos acrescentar também outros tipos de verduras, azeitonas, tomate e cebola picados.



Filé de atum fresco assado com ervas e batatas assadas ao alecrim

Ingredientes
1 filé de atum de 800 gramas
1 ramo de tomilho (ou pó)
Manjericão fresco (ou pó)
Pimenta branca moída
Azeite

Como Fazer
Passe azeite no filé de atum. Polvilhe com sal e pimenta. Pique as ervas.

Espalhe-as sobre todo o file de atum apertando bem. Leve ao forno em temperatura media até que o peixe esteja dourado por fora, mas macio ao toque de um dedo.

-Batatas ao alecrim

 

Cozinhe 12 batatas pequenas sem casca em água e pouco sal.

Coloque-as em um refratário redondo, regue-os com bastante azeite, polvilhe com sal grosso e alecrim e leve ao forno até dourarem. Mexa as batatas de vez em quando e agregue ao prato. 


Comentários