COOCERQUI


Alface roxa


Alface Roxa - A alface é folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. A vitamina A é elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas. A vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue. Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia. Em casos de inflamação e inchaços, fazem-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.

Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde se conserva por 5 a 7 dias. A safra é de maio a novembro. Cem gramas de alface fornecem 15 calorias.

A coloração roxa intensa se deve à presença em larga quantidade da antocianina, substância que confere ao alimento uma cor vermelha que, ao se misturar com o tom verde da clorofila, resulta na cor roxa. Contém três vezes mais antocianina que as alfaces comuns e um teor
também maior de antioxidantes substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.


Salada de Alface Roxa

  Receita saudável também super colorida, deliciosa de salada de alface roxa, é impossível errar no preparo, assim é só fazer e saborear.

Esta salada de alface não possui colesterol, tem gordura monoinsaturada é a gordura que está presente em alimentos como o azeite de oliva, a azeitona e ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol), sem reduzir os de HDL-Colesterol, tem também vitaminas e sais minerais.
Então é usar sem contra-indicações

Ingredientes

  • 4 xícaras Alface rasgada 
  • 4 xícaras: Alface crespa roxa;
  • 100 gramas: Tomate cereja;
  • 50 gramas: Tomate seco;
  • 4 unidades: Rabanete ;
  • 12 unidades: Azeitona preta sem caroço;
  • 2 unidades: Kiwi;
  • 50 gramas: Cogumelo cozido;
  • 2 colheres de sopa: Azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa: Suco de limão natural;
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

  1. Lavar bem todos os vegetais.
  2. Tire a casca dos kiwis e parcialmente dos rabanetes o corte às rodelas de aproximadamente 1cm. Corte o tomate cereja ao meio.
  3. Coloque em uma travessa ou prato circular grande as folhas abertas intercaladas das alfaces crespa verde e roxa em seguida coloque os outros ingredientes, está pronta a salada de alface.
  4. Aconselhamos cada pessoa temperar a salada de alface a seu gosto com azeite, limão (vinagre), sal ou outros.
  5. Depois é só servir

Salada Mista e Frango Grelhado Alface roxa Ervilhas tortas...

Alface roxa
Ervilhas tortas
Ervilhas frescas
Cenoura e Beterraba raladas
Brócolis
Berinjela grelhada
Pedacinhos pequenos de moranga refogada
Peito frango grelhado
Modo de Preparo:
Ervilhas Tortas:
Selecione boa quantidade de ervilhas tortas e ferva por um minuto ou mais em fogo alto.                
Para Grelhar:
Disponhe o frango temperado com sal, alho e manjericão e algumas rodelas de berinjela e abobrinha, que podem ser temperadas com algum preparo pronto de ervas secas (deixar até dourar).
Molho da Salada (s/ sal):
1 colher de chá de shoyo
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
Depois da missão cumprida é só ajeitar tudo em recipiente apropriado e servir. Hummmmmm! Sucesso e elogios garantidos. 

Todos ingridientes são encontrados nas COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê. Em breve na loja 4 - Nova Cerquilho, também. 

 

Comentários