COOCERQUI


Palmito 
 




O palmito é rico em fibras e pobre em calorias. Cultivado hoje em quase todo o país, ele ganhou fama e preço. Depois de escolher o tipo, você pode saboreá-lo à vontade. Além de te deixar esbelto faz bem à saúde.








O palmito foi considerado um alimento quase em extinção por causa da exploração irregular do tipo mais consumido: o Jussara. Mas, além desta, ainda existem outras duas espécies tão saborosas quanto nutritivas, e de baixas calorias. Aliás, esse é um dos principais motivos que levam médicos e nutricionistas a indicarem a hortaliça para incrementar saladas, tortas, quiches, sopas e bolos salgados.

O palmito é o talo macio e fibroso que fica na parte inicial da folhagem da palmeira. Existem três tipos. Na Floresta Amazônica, por exemplo, encontramos o pupunha e o açaí. Enquanto na Mata Atlântica temos o jussara, também conhecido como jissara, doce ou branco. Só para ter uma idéia, os três têm em média a mesma quantidade de calorias: 29 para 100 g do produto fresco. Veja as especificações de cada um deles:


Jussara: é uma palmeira nativa da Mata Atlântica e está presente em quase toda a costa brasileira, da Bahia até o Rio Grande do Sul. Claro, vistoso e carnudo, é o mais saboroso deles. Em compensação é a espécie que mais sofre com a extração clandestina, pois cada pote da hortaliça equivale a uma árvore derrubada. Além disso, a planta demora muito para crescer e quase dez anos para chegar ao ponto de corte.


Açaí ou açaizeiro: proveniente da região amazônica, esta espécie representa 90% do que é comercializado no País, já que, diferente do jussara, a planta não morre depois que o vegetal é extraído. Sua textura é macia e suculenta e é dessa palmeira que se retira também, a fruta do açaí comercializada no Brasil.


Pupunha: é o mais jovem entre os palmitos conhecidos, pois começou a ser cultivado apenas nos anos 90 _ é o mais ecologicamente correto de todos. Ele se diferencia por ser a única espécie cultivada da planta _ as outras são exploradas. Atualmente tem substituído os diversos tipos na culinária. De cor clara, é bem macio. E ainda tem mais: o palmito pupunha custa menos que os demais.

Todos os tipos contêm baixo nível de gordura e são fontes de fibras, minerais, vitamina C e proteínas tornando-se ótimas opções para quem procura refeição balanceada. O alimento costuma ser recomendado em dietas com restrição calórica. O problema é que, como a maioria dos palmitos é comercializada em conserva, precisa ser consumido com moderação por causa da grande concentração de sódio, o que acaba provocando a retenção de líquidos.

Torta de verão: todos vão aprovar!


Preparo: Demorado acima de 45 minutos

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: Fácil

Categoria: Torta salgada e quiche

Calorias: 343 por porção

Ingredientes:


Massa:
· 2 xícaras de chá de farinha de trigo
· 4 colheres de sopa de gordura vegetal
· 1/2 lata de creme de leite
· 1 colher de chá de sal
· 1/2 colher de chá de fermento em pó


Recheio:
· 1 colher de sopa de azeite
· 1 colher de sopa de margarina
· 1 cebola picada
· 1 tomate sem pele e sem sementes picado
· 1 lata de milho verde
· 1 vidro de palmito
· 1/2 xícara de chá de azeitona verde picada
· 2 colheres de sopa de farinha de trigo
· 1 xícara de chá de leite
· 2 colheres de sopa de salsa picada
· 2 colheres de sopa de parmesão ralado

Modo de preparo:


Massa:
Em um recipiente, misture bem os ingredientes da massa. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Recheio:
Em uma panela, leve ao fogo o azeite e a margarina, refogue a cebola e o tomate. Junte o milho verde escorrido, o palmito cortado em cubos e a azeitona. Refogue por cinco minutos. Dissolva a farinha de trigo no leite e acrescente ao refogado, mexendo bem. Por último, adicione a salsa. Espere a mistura esfriar.

Montagem:
Forre uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro com a massa. Recheie e leve ao forno em temperatura média por 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e salpique o queijo ralado. Sirva com salada.


Comentários