COOCERQUI

AMÊNDOA
A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas. Tal como os seus primos, o pessegueiro, cerejeira e árvore de alperce, a amendoeira contém frutos com sementes semelhantes a pedras (ou fossos) nos interior. A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.
As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces e amargas. As amêndoas doces são a variedades comestíveis. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada. As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.
As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.

Arroz com Amêndoas
Ingredientes
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente (100 g)
2 cebolas pequenas, bem picadas (120 g)
3 xícaras de arroz cru (600 g)
6 xícaras de leite (1,4 l)
1 1/2 xícara de amêndoas sem pele, picadas grosseiramente (225 g)
3/4 de xícara de salsinha picada
Preparo
Numa panela grande, derreta a manteiga em fogo alto. Acrescente a cebola e frite até murchar.
Adicione o arroz e refogue mexendo sempre durante 1 minuto. Junte o leite e as amêndoas. Cozinhe em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e tampe.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio (acrescente água somente se necessário).
Junte a salsinha e sirva.
               Rendimento: 12 porções de 433 calorias por porção

Torta de amêndoa
Ingredientes
Para a massa:
120g de açúcar
150g de manteiga
1/2 limão (raspa)
2 ovos
280g de farinha com fermento
50ml de leite
Para o recheio:
120g de açúcar
120g de manteiga
50ml de leite
120g de amêndoa cortada em escamas

Modo de Preparo
Unte uma forma de torta com aro removível com 50g de manteiga e polvilhe com 30g de farinha. Preaqueça o forno a uma temperatura de 170ºC. Para a massa, bata o açúcar com a manteiga restante e a raspa de limão. Acrescente alternadamente os ovos, a farinha que sobrou e o leite. Amasse muito bem. Forre a torteira com a massa e leve-a ao forno quente, durante 10 minutos. Enquanto a massa assa, misture muito bem todos os ingredientes do recheio. Leve ao fogo baixo, por cerca de 5 minutos. Retire a massa do forno e espalhe o recheio sobre ela. Leve novamente ao forno, por 20 minutos, cuidando para que não caramelize. Se necessário, baixe a temperatura do forno. Desinforme a torta ainda morna e decore a gosto.
Sugestão: Para dar mais aroma e sabor à receita, junte à massa da torta gotinhas de essência de amêndoa.

Amêndoas torradas ao mel


Ingredientes

2 xicaras de amendoas
2 colheres de água
2 colheres de mel
2 colheres de água
1 colher de óleo
1 pitada se sal (opcional )

4-5 colheres de açúcar mascavo

Preparo

Leve as amendoas  ao forno aquecido a 175 graus em uma assadeira forrada com papel manteiga de 12  15 minutos , de acordo com seu forno , mexendo de vez em quando para não queimar.

Enquanto isso leve água, o mel , o óleo e o sal ao fogo. Deixe ate borbulhar, então acrescente as amêndoas e mexa até  que elas absorvam todo o líquido.
Retire do fogo, acrescente o açúcar e mexa bem até que o açúcar esteja completamente derretido.

Espalhe as amendôas na forma com o papel manteiga e deixe esfriar.

Dica de culinária: SÁLVIA


Originária do sul da Europa, a sálvia é muito utilizada em carnes, aves e vinha-dalhos. Também conhecida como salva-das-boticas, a sálvia é um pequeno arbusto da família das labiadas, oriundo da Europa. Possuidora de aroma agradável, gosto picante e um pouco amargo, a sálvia é indispensável pelos italianos no preparo de pães, molhos e carnes. Ativa o metabolismo e, por isso, vai muito bem em pratos gordurosos, como as frituras e molhos à base de manteiga. É excelente tempero para omeletes e queijos, como em canapés de queijo fundido. Também pode substituir o louro. Folhas verdes-prateadas, aveludadas e levemente acinzentadas. É encontrada fresca ou seca (folhas inteiras ou em pó) em feiras livres ou supermercados.



Comentários