COOCERQUI

 





Pimenta Dedo de Moça – Propriedades Medicinais

A Pimenta Dedo de Moça, também conhecida como Pimenta Calabresa ou Pimenta Chifre de Veado é uma pimenta usada para molhos picantes, carnes, peixe, lingüiça e lombo. Por sua degradação fácil é comum secá-la.

Propriedades: É rica em vitaminas anticancerígena, afrodisíaca, analgésica, antiinflamatória, antioxidante, energética, controla o colesterol, ajuda a emagrecer, regula o estômago e o intestino, reduz enxaqueca e dor de cabeça. Em excesso pode ser tóxica causando sudorese e hipertensão.

 Lombo assado com geléia de pimenta

Essa receita é excelente, ótima opção para almoço ou jantar quando recebemos convidados. O tempero do lombo fica muito saboroso e a geléia de pimenta é ao mesmo tempo picante e adocicada.
Tempero do lombo:
1 peça de lombo de porco de aproximadamente 1,200 kg amarrado com barbante
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de chá de alho picadinho
1/4 de xícara de cebola bem picado
1 colher de chá de alecrim picado
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de sal
1/4 de xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de suco de limão
Tempere o lombo com os ingredientes do tempero e deixe marinar por 24 horas dentro de um saco plástico amarrado. Retire do tempero (reserve a marinada), retire o barbante e em um frigideira untada com azeite, sele a carne até que esteja bem dourada por todos os lados. Transfira o lombo para um refratário, regue com o restante da marinada e leve ao forno médio baixo para assar por aproximadamente 1 hora e meia. Observe bem para que os líquidos na forma não sequem totalmente, se for o caso, regue com um pouco mais de água.
Retire o lombo e fatie. Coloque um porquinho de água na forma e leve ao fogo para ferver o caldo da marinada. Acrescente três colheres de creme de leite fresco (opcional) e deixe engrossar. Regue as fatias de lombo com esse molho e sirva com colheradas da geléia de pimenta.

Geléia de pimenta:


1 abacaxi médio descascado, sem o talo, cortado em cubinhos
10 pimentas dedo de moça sem sementes picadinha
1 xícara de cebola picadinha
5 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de água
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de canela em pó

Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve para cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 2 horas ou até que tenha textura de calda grossa. Bata tudo no liquidificador e use sobre o lombo.
Para acompanhar o lombo, batatas bolinha cozidas e passadas numa frigideira com azeite e alho picadinho. Combinação perfeita.



CRAVO DA INDIA - Muito utilizado em doces, chás, assados, molhos, picles, o cravo é conhecido na Índia, Egito e China desde 600 a.C. Encontra-se em pó e inteiro; é constituído pelos botões de flores de uma árvore originária das ilhas Molucas e tem um aroma doce e forte. Muito usado para doces e compotas, pratos salgados à base de carne, relishes, picles, pães, biscoitos.

Até a próxima postagem. Fui!

Comentários