COOCERQUI


Vodka

 A vodca é um destilado obtido a partir de arroz (China, Japão e outros países produtores deste produto) e o restante mais comuns na Rússia e Polônia, devido, devido a fartura de tais produtos: Cevada, milho, trigo, centêio, ervas, figos ou batatas, fermentados. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, a vodca tem 40% de teor alcoólico, mas a sua graduação pode variar entre os 35 e os 60% sendo acrescido de água local, o que lhe diferencia também. A União Européia, por exemplo,  impõe um teor alcoólico mínimo de 37.5%, enquanto que as bebidas produzidas na América tem em geral 37% de teor alcoólico. O processo de destilação é diferente do europeu.

O processo de fabricação da vodca é o mesmo que o do uísque, mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor a cereais, a vodca é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais, tendo também como diferencial a água agregada à produção, sendo a água da Inglaterra famosa  pelo sabor peculiar.


A vodca é mais consumida em países com clima muito frio do leste europeu, como Rússia, Bielorrúussia, Ucrânia e nos países nórdicos. Apesar de ser consumida pura nos países onde é mais popular, a vodca no resto do mundo é consumida em misturas com outras bebidas, como sucos de frutas ou refrigerantes. A vodca tornou-se muito popular no mundo todo a partir dos anos 70, quando vários barmen começaram a substituir bebidas destiladas tradicionais pela vodca na preparação de coquetéis. Atualmente é essencial em qualquer bar.
Os brasileiros possuem o costume de misturar ingredientes na vodka para fazer drinques, o mais comum é a caipiroska, que é a caipirinha de vodka, mas pode-se misturar com a fruta que desejar ou até mesmo ingredientes exóticos.



Esses drinques animam qualquer festa, e agradam todos os convidados, pois podem ser doces ou mais azedos, com a dose certa de álcool.
Está aí pessoal uma sugestão para ser apreciada na Festa de Peão de Boiadeiro de Cerquilho. Porém, bebendo com moderação. 





Vodka com drops Halls

Até a próxima postagem. Fui!


Comentários