COOCERQUI

Pernil Suino

           A carne suína é rica em nutrientes essenciais, sendo a proteína de origem animal mais consumida no mundo, contribuindo para obtenção de alimentação balanceada. Possui sabor e maciez característicos, além de ser fonte de vitaminas e minerais. Um ponto importantíssimo a ser enfatizado em relação à carne suína é que 70 % dela esta situada abaixo da pele (toucinho). Apenas 20 a 22 % estão entre os músculos, dando sabor e maciez. Este fato auxilia ainda mais na redução da ingestão de gordura na dieta habitual, pois, como a gordura é encontrada em uma camada bem definida, fica fácil removê-la antes do cozimento evitando assim a penetração e aderência desta gordura. Este é ponto positivo da utilização da carne suína porque além de não apresentar níveis de gordura elevados é possível realizar a remoção da maior parte da gordura, reduzindo ainda mais o valor calórico e lipídico da carne.


Atualmente, a qualidade da carne representa uma das principais preocupações, especialmente para consumidores mais exigentes. De modo geral pode-se dizer que a qualidade da carne e da carcaça depende da interação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos mais importantes são a genética, o manejo alimentar, a idade e o sexo. Entre os fatores extrínsecos, são muito importantes as condições de abate, desde a saída dos animais da propriedade até a entrada das carcaças nas câmaras frias, o tipo de cozimento e os métodos de conservação.
A qualidade da carne suína é conseqüência de fatores ambientais e genéticos juntos. Textura, cor, sabor, suculência e aroma são características da carne suína influenciadas pelo processo bioquímico que acontece durante a conversão do músculo em carne.
Por mais incrível que possa parecer está chegando a hora!
A bola da vez, neste Natal,  será esta receita de pernil encontrado viçosos no açougue das COOCERQUI de Cerquilho, Boituva e Tietê:  

Pernil de Natal 


Ingredientes

4kg de pernil suíno com um pouco de gordura e de preferência com osso
Marinada:
2 cebolas cortadas em pedaços grandes
3 dentes de alho
400mL de vinho branco seco
1 xícara (chá) de suco de limão tahiti
3 ramos de alecrim fresco
2 folhas de louro fresco
1 colher (sopa) de sal
Pimenta do reino a gosto
Papel alumínio e manteiga sem sal para assar

Modo de Fazer

1. Prepare a marinada: no liquidificador bata a cebola, alho, vinho branco seco, suco de limão, sal e pimenta.
2. Com um garfo grande, faça alguns furos na peça de pernil (para o tempero penetrar na carne).
3. Em uma travessa bem grande, coloque o pernil e regue a marinada sobre a carne. Deixe a carne na geladeira marinando por no mínimo 24 horas, vire a carne 4 vezes ao dia para pegar o tempero que ficará no fundo da travessa.
4. Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque o pernil marinado em uma assadeira e cubra com papel alumínio (sempre com o lado brilhante para dentro).
5. Leve ao forno e asse por 5 horas, regando o tempero que ficará no fundo da assadeira sobre o pernil a cada 20-30 minutos. Lembre-se que durante as 5 horas o pernil deverá ficar coberto com o papel alumínio.
6. Depois de 5 horas no forno, corte um pedacinho do pernil e verifique se está macio. Se estiver, retire o papel alumínio e aumente o forno para a temperatura máxima.
7. Besunte todo o pernil com a manteiga sem sal, leve ao forno e asse até que toda a superfície do pernil esteja dourada (aproximadamente 1 hora).
8. Coe o molhinho que sobrar na assadeira e sirva a parte para acompanhar o pernil.
9. Sirva o pernil com aquelas frutas em calda sabe. Se for usar fruta fresca dê uma grelhada antes que vai ficar legal. Pode ser, abacaxi, figo, pêssego, manga, pêra...
Dicas:
*Caso o peso do pernil exceda 4kg, calcule aproximadamente 1 hora e 20 minutos de forno para cada kg de carne.

CURRY
Originário da Índia, o curry é uma mistura de várias especiarias, dentre elas o cominho e o cardamomo. De sabor acentuado e cor amarelo-forte, é muito usado em pratos orientais e em frango, carnes, peixes e molhos.
 

Comentários