Respingos



A festa está rolando. Nessa época de eleição tome muito cuidado. Candidatos populistas que trazem melancia no pescoço e espanador em outro lugar não perdem a oportunidade de passar a mão num microfone pra falar bobagens, destilar frustrações podendo comprometer o seu estabelecimento comercial. Não marque bobeira. Oportunistas estão de plantão.

Sal de fruta. Candidato que é candidato tem que ter estômago forte. Isso não se discute. Tem que topar cada uma. Também com o poder lhe abrindo portas. O xis da questão fica por conta de quando é servido café requentado, carregar e beijar criança peladinha com o nariz escorrendo... 

O cartão postal de qualquer pessoa é a linguagem.  Um escorregãozinho no português é o bastante para derrubar uma carreira, perder a credibilidade é falar errado. Há quem seja bem apessoado, simpático, divertido, alto astral etc. Mas quando abre a boca só sai cobras e lagartos.

Ouvi dizer que candidatos pleiteando uma vaga nas próximas eleições, não estão perdoando nem fiéis que vão às igrejas. Depois do amém, na maior da tranquilidade distribuem panfletos aos fies. Uma devota reclamou que nem pode mais rezar sossegada na missa de domingo.
A grande família. Fulano de Tal é pessoa muito apegada à família. Faz de tudo para que seu ambiente de trabalho reflita essa nobre característica. Nada menos que três parentes próximos são seus auxiliares diretos. Dois sobrinhos como assessores, e a filha lotada no gabinete do pai. O patriarca tem mais três representantes da estirpe no Legislativo, em bons cargos por ele indicados. Um neto comissionado na presidência da Câmara, outro na área da saúde, um amigo do amigo do filho premiado com chefia de departamento. Justiça seja feita esse figurão não é o único a praticar nepotismo. Cerquilhenses, vocês conhecem políticos que se enquadra aqui? Pois é se conhecer dê um saravá nele. 

Aos vereadores cabe pensar na população ter a possibilidade de fazer gratuitamente diversos segmentos na área da saúde, fisioterapia, tratar problemas auditivos... Por fim devemos lembrar que contemplar a diversidade humana traz reflexos positivos para todos, pois, mesmo se não somos cadeirantes, não empurramos carrinhos de bebe, não usamos salto alto, não somos cegos, não somos distraídos, não somos obesos, não somos gestantes, não carregamos crianças de colo, não somos acidentados, não somos muletantes, não somos engessados e não somos anões, um dia, com muita luta, muita sorte seremos idosos.

Campanha eleitoral tem coisas bem engraçada. Por exemplo, as fotos dos candidatos. Há casos, em que os retoques computadorizados operam milagres. Tanto no lado masculino como no feminino. Bâneres e santinhos que os digam. A vaidade é linda. Há quem se preocupe em ficar dos 20 aos 60 com a mesma aparência.


Ah! Não vote em vereador e nem em candidato a tal que nunca teve carteira profissional assinada.

Comentários