Quando é justo sacrificar um animal?

Quando é justo sacrificar um animal?

 
No dicionário dos homens, eutanásia é aquele ato generoso de proporcionar morte sem dor para quem sofre de doença incurável. No mundo animal, a palavra é mais elástica: é estendida para os casos em que o dono do bicho doente não pode pagar o tratamento etc, etc, etc...
Na sessão da Câmara, de segunda, dia 15 entrou projeto de Lei 14/2012, do prefeito Paulo Roberto Pilon, endereçado ao presidente da câmara Wagner Alcides Bellucci que dispõe sobre controle de zoonoses e bem-estar animal do município.
Injeção Letal – Como é feita a eutanásia
  • Quem está com um animal doente e acha que ele precisa ser sacrificado pode recorrer a um veterinário particular ou ao Centro de Controle de Zoonoses.
  • No centro de Zoonoses, o procedimento custa R$ 19,30 para cães e R$ 17,50 para gatos.
  • O animal deve passar por avaliação clinica que ateste a presença de doença incurável e que traga sofrimento para ele ou ameace a saúde dos donos.
  • O Centro de Zoonoses não aceita que a avaliação médica seja feita por veterinário externo.
  • É feita uma sedação com tranqüilizante seguida de anestesia geral. Se houver necessidade, pode ser aplicada medicação para interrupção dos batimentos cardíacos.
  • Sacrificar animais sem orientação do veterinário ou sem anestesia é crime mesmo que fique provado que o bicho estava doente.

Fontes: Telma Rocha, subgerente de Vigilância e Controle de Zoonoses de São Paulo e Marcelo Weinstein Teixeira, da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Queridos amigos até a próxima postagem. Fui!  

Comentários